PREVALÊNCIA E RISCOS DE INFECÇÃO GENITAL FEMININA POR CHLAMYDIA TRACHOMATIS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Marly Pinto de MATOS Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Monica TAMINATO
  • Alexandre Paulo MACHADO
  • Dejanira Santos PEREIRA
  • Dulce Aparecida BARBOSA

Resumo

Objetivo: Verificar os fatores de risco relacionados à prevalência de Chlamydia trachomatis (CT) em mulheres sexualmente ativas. Material e Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática por meio de busca eletrônica nas bases de dados: Cochrane Library, EMBASE, LILACS, PUBMED, Scielo através de descritores controlados e não controlados: Chlamydia trachomatis, prevalência, fatores de risco, de acordo com as estratégias PICO e COCHRANE. Resultados: Foram selecionados artigos descritivos sobre comportamentos de risco entre adolescentes e jovens, nos idiomas português/inglês/espanhol, dos quais 220 da PUBMED, 109 da MEDLINE, 138 da LILACS e 68 da SciELO. Destes, 50 relataram a prevalência, sendo a menor 0,84% e a maior 45,2%. Entre os 15 artigos brasileiros, a maior prevalência reportada foi de 33,3% e a menor 5%. Os fatores de risco/predisponentes de risco à infecção por CT mais frequentes foram a idade entre 20-25 anos, precocidade do início das relações sexuais, história de parceiros com DST, história de múltiplos parceiros sexuais, falta de adesão a métodos de proteção sexual (camisinha), nuliparidade e aspectos clínicos que não são observados pelos profissionais da saúde durante os exames de rotina. Conclusão: Prevalências entre 4 a 20% foram verificadas na maior parte dos artigos analisados e nas regiões brasileiras os índices geralmente foram superiores a 5%. Múltiplas condições podem estar envolvidas na infecção por CT, sendo necessária a realização de mais estudos em grupos populacionais diversificados para melhor caracterização dos fatores de risco. DESCRITORES Chlamydia Trachomatis. Fatores de Risco. Prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly Pinto de MATOS, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Departamento de Enfermagem da UNIFESP / Departamento de Ciências Básicas da UFMT/ Laboratório de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso (MT-Laboratório).

Downloads

Publicado

2015-07-01

Como Citar

MATOS, M. P. de, TAMINATO, M., MACHADO, A. P., PEREIRA, D. S., & BARBOSA, D. A. (2015). PREVALÊNCIA E RISCOS DE INFECÇÃO GENITAL FEMININA POR CHLAMYDIA TRACHOMATIS: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(3), 249–254. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/16087

Edição

Seção

Revisão (Integrativa, Sistemática, ou de escopo)