QUELOIDE: UMA REVISÃO DOS TRATAMENTOS ATUALMENTE DISPONÍVEIS

Autores

  • Wendel Simões FERNANDES Universidade do Vale do Paraíba
  • Ricardo César Alves FERREIRA

Resumo

Introdução: A formação de cicatrizes consiste no processo fisiológico de resposta a lesões e traumas a pele, alterações no processo de cicatrização podem desencadear a formação de cicatrizes hipertróficas e queloidianas. O queloide pode ser definido como um tumor benigno, correspondente a um excesso na produção de colágeno, levando a complicações estéticas e físicas. Geralmente ocorrem após lesões na pele, porém a ocorrência espontânea de queloide já foi relatada. Os principais sintomas dos queloides são dor, prurido e desconforto estético. Muitas vezes o desconforto estético causado pelos queloides pode levar o paciente a demonstrar sintomas psicológicos e até mesmo atrapalhar seu convívio social. A etiologia do queloide não é totalmente compreendida, sua incidência demonstra ser maior em negros e orientais, sua fisiopatologia é baseada em um aumento na proliferação de fibroblastos. Regiões do corpo como tórax, lóbulos auriculares e ombros, são mais propícias ao desenvolvimento de queloides. Locais como pálpebras, escroto, regiões plantares e palmares são consideradas raras em relação à incidência de queloides. Materiais e Métodos: Foram realizadas pesquisas em base de dados referentes a terapêutica de cicatrizes queloidianas e identificados os principais métodos atualmente utilizados. Resultados: O tratamento de cicatrizes queloidianas se apresenta complexo e de difícil resolução, entre as opções para o tratamento estão, tratamento cirúrgico, utilização de corticoides intralesionais, crioterapia, radioterapia, utilização de laser, produtos à base de silicone, pressoterapia, utilização de 5 fluorouracil, entre outros. A combinação entre alguns métodos é utilizada na prática clínica com aumento de eficácia, porém nenhum método é totalmente eficaz. Conclusão: Novos estudos se fazem necessário, tanto para melhorar a compreensão fisiopatológica da doença como para a melhoria na terapêutica atualmente praticada. DESCRITORES Cicatriz. Acne queloide Tratamentos.

Biografia do Autor

Wendel Simões FERNANDES, Universidade do Vale do Paraíba

Instituto de pesquisa e desenvolvimento da universidade do vale do paraíba, laboratório de fisiologia e farmacodinâmica.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

FERNANDES, W. S., & FERREIRA, R. C. A. (2015). QUELOIDE: UMA REVISÃO DOS TRATAMENTOS ATUALMENTE DISPONÍVEIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(2), 181–186. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/18141

Edição

Seção

Revisão (Submissões Suspensas)