ENTRAVES NO ACOLHIMENTO POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PÚBLICO

Autores

  • Jeú Alex dos Santos NÓBREGA Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Clarissa Maria Leite ASSIS Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Débora Amorim GUIMARÃES Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Eva de Sousa FARIAS Enfermeira Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Estatutária da Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora – ETSAL/UNCISAL, Maceió/AL – Brasil. Profª titular do FEJAL/ Faculdade CESMAC do Sertão – PI. Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Maceió/AL – Brasil.
  • Sofia Kelly Cavalcante Rodrigues GRIMBERG Psicóloga Mestre em Ciências da Saúde pelo ICBS/UFAL, Pesquisadora Institucional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Maceió/AL – Brasil. Coordenadora e Docente da Pós - graduação em Saúde da Família – UNCISAL, Psicóloga concursada da Secretaria Municipal da Assistência Social de Maceió/AL - Brasil.

Resumo

Introdução: A necessidade da humanização no âmbito hospitalar existe em um contexto social no qual alguns fatores têm contribuído para a fragmentação do ser humano como alguém compreendido com necessidades puramente biológicas: a tecnologia, a visão de que a equipe de saúde detém todo o saber e não ter a percepção da integralidade do Ser Humano. Objetivo: Analisar os entraves encontrados no acolhimento por enfermeiros de um hospital público. Material e Métodos: Estudo transversal, descritivo de caráter quantitativo, realizado na área vermelha de um Hospital de Urgência e Emergência, com 12 enfermeiros no período de 2012 -2013. Os dados foram coletados por meio de um instrumento semi-estruturado. Resultados: Observa-se que a população de estudo foi predominantemente feminina 91,6% e que 41,6% tinham idade entre 34 e 41 anos e 75% dos participantes eram casados. Os sujeitos ressaltam que, dentre os principais entraves para o acolhimento, 66,6% é devido à falta de recursos humanos e materiais, 41,6% a superlotação dos serviços e longa jornada de trabalho; e 33,3% informa que este fator se dá pela falta de tempo disponível para cada paciente, essa demanda elevada no trabalho pode resultar em profissionais saturados biopsicossocioespiritual e ter consequência na qualidade da assistência prestada; e 25% relaciona ao atendimento individualizado. Conclusão: O estudo evidenciou vários entraves que podem dificultar o acolhimento humanizado e estas questões devam ser consideradas quantos ao desenvolvimento de ações preventivas para reorientações quanto ao cuidado humanizado. DESCRITORES Humanização. Acolhimento. Assistência de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

NÓBREGA, J. A. dos S., ASSIS, C. M. L., GUIMARÃES, D. A., FARIAS, E. de S., & GRIMBERG, S. K. C. R. (2016). ENTRAVES NO ACOLHIMENTO POR ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PÚBLICO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 299–306. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/19857

Edição

Seção

Pesquisa