AVALIAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Michelle Morton Figueiredo NEVES Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
  • Jacqueline Maria Resende Silveira LEITE Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS

Resumo

Objetivo: Avaliação postural dos alunos do ensino fundamental do Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes na cidade de Lavras/MG, com a finalidade de agir preventivamente na má postura, explicando devidamente as possíveis alterações. Material e Métodos: Estudo descritivo transversal, baseado na aplicação de uma ficha de anamnese, e em seguida, aplicação do Instrumento de Avaliação Postural – IAP. De acordo com cálculo estatístico, a amostra foi composta por 284 crianças. Critérios de inclusão: alunos do ensino fundamental com faixa etária de 10 a 14 anos, que apresentaram ou não, histórico de dor ou cirurgia musculoesquelética. Critérios de exclusão: alunos que não estiveram presentes no colégio no dia da avaliação, alunos que no dia da avaliação não quiseram participar e alunos que estavam impossibilitados fisicamente. Os dados foram obtidos entre abril e maio de 2013, tabulados no Microsoft Office Excel® 2010 e analisados estatisticamente pelo programa IBM SPSS Statistics 20. Resultados: Os achados foram: 70% dos alunos apresentaram escápulas aladas; 53,50% apresentaram hiperlordose lombar; 93,50% anteversão pélvica e 71% apresentaram pés planos. Conclusão: Após a realização das análises posturais pode-se concluir que todos os escolares apresentaram alguma disfunção ou alteração postural. DESCRITORES Postura. Crianças. Escolares.

Biografia do Autor

Michelle Morton Figueiredo NEVES, Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
Fisioterapeuta, Lavras/MG, Brasil.
Jacqueline Maria Resende Silveira LEITE, Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
Fisioterapeuta, Professora de Neurofuncional pediátrica pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, Lavras/MG, Brasil.
Publicado
2016-09-13
Como Citar
NEVES, M. M. F., & LEITE, J. M. R. S. (2016). AVALIAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(4), 285-292. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20027
Seção
Pesquisa