AVALIAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michelle Morton Figueiredo NEVES Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS
  • Jacqueline Maria Resende Silveira LEITE Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS

Resumo

Objetivo: Avaliação postural dos alunos do ensino fundamental do Colégio Universitário Professor Canísio Ignácio Lunkes na cidade de Lavras/MG, com a finalidade de agir preventivamente na má postura, explicando devidamente as possíveis alterações. Material e Métodos: Estudo descritivo transversal, baseado na aplicação de uma ficha de anamnese, e em seguida, aplicação do Instrumento de Avaliação Postural – IAP. De acordo com cálculo estatístico, a amostra foi composta por 284 crianças. Critérios de inclusão: alunos do ensino fundamental com faixa etária de 10 a 14 anos, que apresentaram ou não, histórico de dor ou cirurgia musculoesquelética. Critérios de exclusão: alunos que não estiveram presentes no colégio no dia da avaliação, alunos que no dia da avaliação não quiseram participar e alunos que estavam impossibilitados fisicamente. Os dados foram obtidos entre abril e maio de 2013, tabulados no Microsoft Office Excel® 2010 e analisados estatisticamente pelo programa IBM SPSS Statistics 20. Resultados: Os achados foram: 70% dos alunos apresentaram escápulas aladas; 53,50% apresentaram hiperlordose lombar; 93,50% anteversão pélvica e 71% apresentaram pés planos. Conclusão: Após a realização das análises posturais pode-se concluir que todos os escolares apresentaram alguma disfunção ou alteração postural. DESCRITORES Postura. Crianças. Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Morton Figueiredo NEVES, Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS

Fisioterapeuta, Lavras/MG, Brasil.

Jacqueline Maria Resende Silveira LEITE, Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS

Fisioterapeuta, Professora de Neurofuncional pediátrica pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, Lavras/MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-13

Como Citar

NEVES, M. M. F., & LEITE, J. M. R. S. (2016). AVALIAÇÃO POSTURAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 20(4), 285–292. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20027

Edição

Seção

Pesquisa