PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE JOÃO PESSOA – PB SOBRE ACOLHIMENTO

Autores

  • Juliana SAMPAIO Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Palomma Stephane Dias GOMES Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Thalys Maynnard Costa FERREIRA graduando Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.
  • Fernanda Isabela Gondim SARMENTO Fernanda Isabela Gondim Sarmento (SARMENTO, FIG), médica pediatra, intensivista neonatal do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) em João Pessoa-PB e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande-PB.

Resumo

Introdução: O acolhimento é uma prática desempenhada por todos os profissionais da saúde, que significa aptidão para se aproximar e mostrar prontidão, oferecer atenção integral e enxergar o outro de um modo mais apurado e sensível são características inerentes ao que conhecemos por acolhimento. Nos serviços de urgência e emergência, a demanda de usuários à procura de atendimento é grande, fazendo-se necessária a atuação multiprofissional no primeiro contato e uma assistência qualificada que se estenda até o último passo do usuário na instituição. Objetivo: Este estudo objetivou conhecer a percepção sobre acolhimento dos trabalhadores do Hospital Municipal Valentina, em João Pessoa-PB. Material e Métodos: Foram entrevistados profissionais de vários setores da instituição e, a partir do levantamento e da análise de conteúdo temática proposta por Bardin, duas principais categorias emergiram: Compreensão e prática de acolhimento e dificuldades encontradas na prática do acolhimento. Resultados: Apesar de compreenderem o acolhimento em sintonia com a proposta ministerial, os profissionais percebem que suas práticas não estão coerentes com tal perspectiva. Enfatizam a redução do acolhimento à classificação de risco e apontam diversas dificuldades para sua efetivação, tais como: ausência de trabalho em equipe interdisciplinar, de espaço físico adequado e de adesão da população à nova organização do serviço, além da fragilidade técnica dos profissionais. Conclusão: Assim, o acolhimento nesta instituição apresenta desafios que requerem diversas iniciativas institucionais, envolvendo gestores, trabalhadores e usuários, com vistas à qualificação do cuidado em saúde. DESCRITORES Acolhimento. Risco. Humanização da Assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana SAMPAIO, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Palomma Stephane Dias GOMES, Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil. Aluna bolsista do PET-Saúde, Eixo Educação Permanente em Saúde da UFPB.

Thalys Maynnard Costa FERREIRA, graduando Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa/PB, Brasil.

Graduando do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador em Estomaterapia pela UFPB vinculado ao programa de iniciação científica voluntário PIVIC/CNPq e aluno bolsista do PET-Saúde, Eixo Educação Permanente em Saúde da UFPB.

Fernanda Isabela Gondim SARMENTO, Fernanda Isabela Gondim Sarmento (SARMENTO, FIG), médica pediatra, intensivista neonatal do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) em João Pessoa-PB e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) em Campina Grande-PB.

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2008, Residência Médica em Pediatria pela UFPB em 2010 e em Neonatologia pelo Instituto Professor Fernando Figueira (IMIP) em 2011. Título de especialista em Pediatria (TEP) e de área de atuação em neonatologia (TEN) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora e coordenadora do Módulo de Urgência e Emergência da Criança e do Adolescente - NEONATOLOGIA da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Atua principalmente nas áreas de pediatria, neonatologia, educação e extensão popular

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

SAMPAIO, J., GOMES, P. S. D., FERREIRA, T. M. C., & SARMENTO, F. I. G. (2014). PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE JOÃO PESSOA – PB SOBRE ACOLHIMENTO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 99–106. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20939

Edição

Seção

Pesquisa