RECONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA: PROPOSIÇÕES DE UM PET-SAÚDE EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Juliana SAMPAIO Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Sandra de Oliveira GARCIA Psicóloga do Instituto Cândida Vargas, Mestre em Enfermagem pela UFPB, Preceptora do PET-saúde (Eixo Educação Permanente).
  • Carla Rossana de Lima COSTA graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Thamiris Aragão de ARAÚJO graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Rejane Soares DINIZ graduanda em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Ádila Roberta Rocha SAMPAIO Médica Pediatra e Neonatologista. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Médica Assistente do Instituto Cândida Vargas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Resumo

Considerações Iniciais: A integração ensino-serviço é a estreita relação entre os serviços de saúde e a academia, a partir do trabalho coletivo e incluindo os gestores e usuários. O Instituto Cândida Vargas (ICV) constitui-se cenário de aprendizagem para diversas Instituições de Ensino (IES) de João Pessoa, tendo o seu Centro de Estudos um papel de destaque nesse contexto. Objetivo: Este trabalho visa apresentar proposições sugeridas pelo PET-Saúde, Eixo Educação Permanente (EP), para uma reconfiguração do Centro de Estudos do ICV. Metodologia: Para tanto, apresenta a experiência desenvolvida no ICV, desde agosto de 2012, em articulação com o PET-Saúde, Eixo Rede Cegonha, com ações de reflexão sobre o processo de trabalho no referido serviço, em oficinas denominadas “Encontro de Trabalhadores”, sobre a temática da humanização, onde se promoveu a problematização da integração ensino-serviço. Resultados: Como resultado das Oficinas, foi sugerida a criação de duas comissões: 1) Educação em Saúde 2) Integração Ensino-Serviço, com o objetivo de fortalecer a estrutura organizacional do Centro de Estudos, bem como implementar ações estratégicas para potencializar os processos formativos da instituição. Estas comissões estão sendo pactuadas com diversos atores e encontram-se em fase de estruturação. Considerações Finais: A mudança nas práticas nos níveis da gestão e da atenção demanda uma reflexão sobre os processos de trabalho e as concepções vigentes neste ambiente. Assim, tem sido possível colocar em debate a construção de novos processos formativos no cotidiano da instituição, orientadas na perspectiva da educação permanente. DESCRITORES Educação. Saúde. Serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana SAMPAIO, Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Sandra de Oliveira GARCIA, Psicóloga do Instituto Cândida Vargas, Mestre em Enfermagem pela UFPB, Preceptora do PET-saúde (Eixo Educação Permanente).

Psicóloga Clínica (UFPB-1992) e Hospitalar(CRP-13/1716), com formação em Psicologia Clínica infantil, adolescente, adulto e grupo, Psicóloga da Prefeitura Municipal de João Pessoa desde 1998, com atuação na atenção básica(1998-2004) e, a partir de 2001, na área hospitalar, estando no Instituto Cândida Vargas (ICV) desde 2011. Especialista em Saúde Coletiva com enfoque em saúde da família (UFPB); Mestre em Enfermagem pelo PPENS-CCS/UFPB (2007), Membro do Comitê de Prevenção e Controle de Violências e Acidentes do Município de João Pessoa (Presidente out/2008-mar/2011) e Preceptora do PET-Saúde (Eixo Educação Permanente), desde agosto de 2012, no ICV.

Carla Rossana de Lima COSTA, graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda em enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: feridas, autonomia profissional, idosos, envelhecimento e polimedicação.

Thamiris Aragão de ARAÚJO, graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda do curso de Terapia Ocupacional na UFPB.

Rejane Soares DINIZ, graduanda em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba

Ádila Roberta Rocha SAMPAIO, Médica Pediatra e Neonatologista. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Médica Assistente do Instituto Cândida Vargas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba; Residência em Pediatria e em Neonatologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente é medica neonatologista do Instituto Cândida Vargas e do Hospital General Edson Ramalho, preceptora do internato de neonatologia da Faculdade de Ciências Médicas e preceptora do programa PET Saúde na linha Rede Cegonha, pela Universidade Federal da Paraiba. Além disso, é instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

SAMPAIO, J., GARCIA, S. de O., COSTA, C. R. de L., ARAÚJO, T. A. de, DINIZ, R. S., & SAMPAIO, Ádila R. R. (2014). RECONFIGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DE UMA MATERNIDADE PÚBLICA: PROPOSIÇÕES DE UM PET-SAÚDE EIXO EDUCAÇÃO PERMANENTE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 125–130. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20943

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)