RENOVATION OF A STUDY CENTER OF A PUBLIC MATERNITY UNIT: PROPOSALS BY THE EDUCATION PROGRAM FOR HEALTH WORK, AXIS OF PERMANENT EDUCATION

Authors

  • Juliana SAMPAIO Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Sandra de Oliveira GARCIA Psicóloga do Instituto Cândida Vargas, Mestre em Enfermagem pela UFPB, Preceptora do PET-saúde (Eixo Educação Permanente).
  • Carla Rossana de Lima COSTA graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Thamiris Aragão de ARAÚJO graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Rejane Soares DINIZ graduanda em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).
  • Ádila Roberta Rocha SAMPAIO Médica Pediatra e Neonatologista. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Médica Assistente do Instituto Cândida Vargas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Abstract

Initial considerations: The teaching-service integration shortens the relationship between health services and academia, based on a collective work that also includes managers and users. The Candida Vargas Institute (CVI) consists of a learning scenario for various Higher Education Institutions (HEIs) in João Pessoa, and its study center plays an important role in this context. Objective: This study presents propositions suggested by the PET Program (Education Program for Health Work), Axis of Permanent Education (PE) for the renovation of the CVI Study Center. Methods: This article presents the experience developed in the CVI since August 2012, together with the PET Program “Cegonha” Network. We carried out actions raising a reflection on the working process in that unit by means of workshops called "Workers Meeting" on the issue of humanization. Results: As a result, it was suggested the creation of two committees: 1) Education in health; 2) Teaching-Service integration, in order to strengthen the organizational structure of the study center, seeking strategic actions to enhance the formative processes of the institution. These committees are being structured including many actors. Conclusion: The changes in practices of managers and healthcare professionals require a reflection on the working processes and concepts. Thus, it has been possible to place the debate on the construction of new training processes in the routine of this institution, oriented by the perspective of permanent education. DESCRIPTORS Education. Health. Service.

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Author Biographies

Juliana SAMPAIO, Doutora em Saúde Pública, Professora do Departamento de Promoção à Saúde da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora adjunto3 da Universidade Federal da Paraíba, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Paraíba e membro da Rede ABRAPSO Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: atenção básica, gestão do cuidado, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos e gênero.

Sandra de Oliveira GARCIA, Psicóloga do Instituto Cândida Vargas, Mestre em Enfermagem pela UFPB, Preceptora do PET-saúde (Eixo Educação Permanente).

Psicóloga Clínica (UFPB-1992) e Hospitalar(CRP-13/1716), com formação em Psicologia Clínica infantil, adolescente, adulto e grupo, Psicóloga da Prefeitura Municipal de João Pessoa desde 1998, com atuação na atenção básica(1998-2004) e, a partir de 2001, na área hospitalar, estando no Instituto Cândida Vargas (ICV) desde 2011. Especialista em Saúde Coletiva com enfoque em saúde da família (UFPB); Mestre em Enfermagem pelo PPENS-CCS/UFPB (2007), Membro do Comitê de Prevenção e Controle de Violências e Acidentes do Município de João Pessoa (Presidente out/2008-mar/2011) e Preceptora do PET-Saúde (Eixo Educação Permanente), desde agosto de 2012, no ICV.

Carla Rossana de Lima COSTA, graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda em enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: feridas, autonomia profissional, idosos, envelhecimento e polimedicação.

Thamiris Aragão de ARAÚJO, graduanda em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda do curso de Terapia Ocupacional na UFPB.

Rejane Soares DINIZ, graduanda em Nutrição da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa/PB).

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba

Ádila Roberta Rocha SAMPAIO, Médica Pediatra e Neonatologista. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Médica Assistente do Instituto Cândida Vargas e do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba; Residência em Pediatria e em Neonatologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Atualmente é medica neonatologista do Instituto Cândida Vargas e do Hospital General Edson Ramalho, preceptora do internato de neonatologia da Faculdade de Ciências Médicas e preceptora do programa PET Saúde na linha Rede Cegonha, pela Universidade Federal da Paraiba. Além disso, é instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria

Published

2014-11-05

How to Cite

SAMPAIO, J., GARCIA, S. de O., COSTA, C. R. de L., ARAÚJO, T. A. de, DINIZ, R. S., & SAMPAIO, Ádila R. R. (2014). RENOVATION OF A STUDY CENTER OF A PUBLIC MATERNITY UNIT: PROPOSALS BY THE EDUCATION PROGRAM FOR HEALTH WORK, AXIS OF PERMANENT EDUCATION. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 125–130. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20943