EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT)

Autores

  • Cristiane Costa BRAGA Universidade Federal da Paraíba
  • Marcella Silva LIMA UFPB
  • Renata Medeiros DUTRA UFPB
  • Gabriela Albuquerque ARAÚJO UFPB
  • Patrícia Vasconcelos MOREIRA UFPB
  • Talitha Rodrigues PESSOA UFPB

Resumo

Introdução: As Doenças Crônicas Não Transmissíveis são as principais causas de mortes no Brasil, reforçando desta maneira, a necessidade de formar os profissionais de saúde para o enfrentamento na prevenção da doença e no cuidado humanizado destes usuários. Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada pelos atores inseridos no PET Saúde da Família e Redes de Atenção à Saúde da UFPB, na atividade de Educação Permanente na Unidade de Saúde da Família Integrada Verdes Mares. Relato da Experiência: A atividade de Educação Permanente foi realizada no próprio local de trabalho, tendo como prática pedagógica as metodologias ativas, pautada no diálogo entre os ACS e os facilitadores da oficina, valorizando a participação dos envolvidos, o compartilhar de saberes, reflexões e aprendizagem através da problematização de situações inerentes à temática. Comentários: Por meio desta atividade foi possível construir vínculo com os ACS, conhecer as necessidades do território, fortalecer a reflexão em equipe, promover o aprendizado no serviço e compartilhar informações e conhecimentos científicos sobre a temática, permitindo transformações nas práticas da Atenção Primária à Saúde. A atividade de Educação Permanente em Saúde voltada para o enfrentamento das DCNT possibilitou a criação de espaço de diálogo, a construção de conhecimento compartilhado, oportunizando um local para reflexão em busca de solução para a necessidade de saúde do território adstrito e a melhoria na saúde da população. DESCRITORES Doença Crônica. Educação Permanente. Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Costa BRAGA, Universidade Federal da Paraíba

1.Cristiane Costa Braga (BRAGA, C.C.). Cirurgiã-Dentista da Estratégia Saúde da Família Verdes Mares, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Preceptora do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Marcella Silva LIMA, UFPB

2.Marcella da Silva Oliveira Lima (LIMA, M.S.O). Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba. Estudante bolsista do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014

Renata Medeiros DUTRA, UFPB

3.Renata de Medeiros Dutra (DUTRA, R.M.). Acadêmica de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Estudante bolsista do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Gabriela Albuquerque ARAÚJO, UFPB

4.Gabriela Albuquerque Batista de Araújo (ARAÚJO, G.A.B). Acadêmica de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Estudante bolsista do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes, Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Patrícia Vasconcelos MOREIRA, UFPB

5.Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira (MOREIRA, P.V.L). Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Odontopediatria pela Universidade de Pernambuco. Professora Adjunto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Tutora do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes. Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Talitha Rodrigues PESSOA, UFPB

6.Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa (PESSOA, T.R.R.F.). Cirurgiã Dentista pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Assistente do Departamento de Clínica e Odontologia Social da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.. Tutora do grupo PRO-PET-Estratégia Saúde da Família e Redes. Universidade Federal da Paraíba-2012/2014.

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

BRAGA, C. C., LIMA, M. S., DUTRA, R. M., ARAÚJO, G. A., MOREIRA, P. V., & PESSOA, T. R. (2014). EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT). Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 39–44. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/20958

Edição

Seção

Relato (Submissões Suspensas)