PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Taciano Nascimento de ANDRADE Universidade Federal da Paraíba
  • Ranulfo Bezerra de MACEDO NETO Universidade Federal da Paraíba
  • Jória Viana GUERREIRO Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel de Araújo BATISTA
  • Flávia Silvia Castelo Branco LEITE

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) em relação às outras unidades notificadoras no município de João Pessoa e caracterizar as notificações segundo o município de procedência. Material e Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, no período de 2008 a 2012, utilizando dados do SINAN. Observou-se o total de notificações de todas as unidades do município de João Pessoa e calculou-se a porcentagem representada pelo HULW e pelas outras unidades notificadoras de João Pessoa. No segundo momento, as notificações realizadas no HULW foram caracterizadas segundo o município de procedência dos pacientes e foram destacados os dez agravos mais prevalentes e a respectiva distribuição por sexo. Resultados: A proporção de notificações do HULW no ano de 2008-29,57%, 2009-30,31% e 2010-31,70%. Os agravos mais frequentes foram Acidentes por animais peçonhentos (54,55%), Dengue (21,68%), Hepatites Virais (10,27%) e Meningite (6,58%). A maioria dos pacientes é procedente de João Pessoa (71%) e 29% de outros municípios. A distribuição por sexo dos dez agravos mais frequentes é: Acidentes por animais peçonhentos (M-52,23%; F-62,98%), Dengue (M-22,90%; F-23,30%), Hepatites virais (M-13,70%; F-8,75%), Meningite (M-9,01%; F-5,42%), Tuberculose (M-1,32%; F-0,92%), Hanseníase (M-1,06; F-0,79%), Gestantes HIV+ (F-1,54%), Leishmaniose Visceral (M-1,42%; F-0,36%), Leptospirose (M-1,26%; F-0,49%), Criança exposta ao HIV (M-0,59%; F-0,62%). Conclusão: O HULW representa uma importante fonte notificadora no município de João Pessoa. Por essa razão, é necessário investir na qualificação do trabalho deste núcleo hospitalar, visando uma boa qualidade das notificações para planejar ações em saúde com maior resolutividade. DESCRITORES Notificação de doenças. Vigilância epidemiológica. Epidemiologia descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciano Nascimento de ANDRADE, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Ranulfo Bezerra de MACEDO NETO, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Jória Viana GUERREIRO, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Saúde Pública (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FioCruz). Professora do Departamento de Promoção da Saúde/Centro de Ciências Médicas - UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Daniel de Araújo BATISTA

Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Saúde coletiva pelo NESC/CPqAM/FioCruz – Recife, Pernambuco, Brasil.

Flávia Silvia Castelo Branco LEITE

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco – UPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

ANDRADE, T. N. de, MACEDO NETO, R. B. de, GUERREIRO, J. V., BATISTA, D. de A., & LEITE, F. S. C. B. (2014). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 107–114. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21003

Edição

Seção

Pesquisa