TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA E PLANO DE COLETA DE DADOS: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA EM FONTES SECUNDÁRIAS

Autores

  • Izabel Cristina HOFFMANN Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria, Doutoranda em Ciências – UNIFESP,
  • Wendel Mombaque dos SANTOS Enfermeiro Especialista em Enfermagem do Trabalho; Especialista em Ciências da Saúde. Filiação Institucional: Enfermeiro; Mestre em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria;
  • Daniela Dal Forno KINALSKI UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • Marilia Alessandra BICK Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos; Bolsista PIBIC-CNPq , Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de MELLO PADOIN Formação Profissional: Enfermeira Filiação Institucional: Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM; Coordenadora da Pós-graduação em Enfermagem; Líder do Grupo de Pesquisa "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" - GP PEFAS/UFSM.
  • Sonia Maria Oliveira de BARROS Enfermeira Filiação Institucional: Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem - EPE; Diretora da EPE/UNIFESP; Líder do GP-CENFOBS/UNIFESP: "Centro de Estudos em Enfermagem Obstétrica".

Resumo

Objetivo: este estudo tem como objetivo descrever a implantação do plano para a coleta de dados em pesquisa de fontes secundárias com a utilização da tecnologia da informática. Material e Métodos: trata-se de uma pesquisa quantitativa em um hospital escola, realizada entre julho a dezembro de 2013, pertencente à Tese de doutorado intitulada: Fatores Intervenientes na Transmissão Vertical do HIV em Hospital Universitário do Sul do Brasil, pertencente à instituição Universidade Federal de São Paulo e aprovado pelo CAAE: 16395413.4.0000.5505, seguindo os preceitos éticos conforme a resolução 466/12. Resultados: têm-se como resultado principal três categorias. A primeira denominada “Obtenção de informações dos dados em fontes secundarias” que relata as etapas e procedimentos da pesquisa. A segunda categoria “Utilização de ferramenta de informática para a coleta dos dados”, que trás consigo a experiência de utilizar uma ferramenta da informática para coleta de dados. E por fim, a terceira categoria “Possibilidades e limites em uma coleta de dados em pesquisa documental” que descreve as principais dificuldades e limites encontrados nesta coleta de dados. Conclusão: conclui-se que a pesquisa em fontes secundárias utilizando os recursos de informática para a coleta dos dados foi válida, permitindo aos pesquisadores atuar em grupo com eficácia, qualidade e precisão em suas investigações. DESCRITORES Saúde. Pesquisa. Coleta de Dados. Informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Cristina HOFFMANN, Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria, Doutoranda em Ciências – UNIFESP,

ENFERMEIRA - PEDAGOGA. Doutora em Ciências (UNIFESP-2014). Mestre em Enfermagem (UFSM-2008). Especialização em Educação profissional na área da saúde: Enfermagem (FIOCRUZ-2003). Licenciatura em Pedagogia (FIC-1993), graduação em Enfermagem (UFSM-2001). Membro do Grupo Pesquisa UFSM_CCS_Enfermagem: "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" (GP_PEFAS) Linha de Pesquisa: A vulnerabilidade e as demandas de cuidado de pessoas, famílias e sociedade no contexto da aids. E membro Linha de Pesquisa: CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM E SAÚDE no Grupo de Pesquisa: Cenfobs: Centro de estudos em Enfermagem obstétrica- Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP. Atua como Enfermeiro do Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM, tem experiência na saúde da mulher e da criança, com enfoque no cuidado, educação e humanização da assistência.

Wendel Mombaque dos SANTOS, Enfermeiro Especialista em Enfermagem do Trabalho; Especialista em Ciências da Saúde. Filiação Institucional: Enfermeiro; Mestre em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria;

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2013) e mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (2014).

Daniela Dal Forno KINALSKI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFSM, bolsista Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFSM, Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFSM, bolsista demanda social CAPES. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Estudante do Grupo de Pesquisa: Cuidado a Saúde das Pessoas, Família e Sociedade; (GP PEFAS). Atua nos seguintes temas: Educação em Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção Primária á Saúde. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Estudante do Grupo de Pesquisa: Cuidado a Saúde das Pessoas, Família e Sociedade; (GP PEFAS). Atua nos seguintes temas: Educação em Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção Primária á Saúde. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Estudante do Grupo de Pesquisa: Cuidado a Saúde das Pessoas, Família e Sociedade; (GP PEFAS). Atua nos seguintes temas: Educação em Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente e Atenção Primária á Saúde.

Marilia Alessandra BICK, Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos; Bolsista PIBIC-CNPq , Universidade Federal de Santa Maria

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA - 2013), acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2012). Bolsista do Programa de Iniciação Científica CNPQ. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade desde 2011.

Stela Maris de MELLO PADOIN, Formação Profissional: Enfermeira Filiação Institucional: Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM; Coordenadora da Pós-graduação em Enfermagem; Líder do Grupo de Pesquisa "Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade" - GP PEFAS/UFSM.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1985), mestrado em Assistência em Enfermagem pela UFSC (1998) e Doutorado em Enfermagem EEAN/UFRJ (2006). Atua desde 1996 como professor adjunto na UFSM, em Santa Maria/RS. Desenvolve atividades na Graduação e na Coordenação da Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado/Doutorado da UFSM (Gestão 2011/2013; 2013/2015), contribuindo na Linha de Pesquisa: a vulnerabilidade e as demandas de cuidado de pessoas, famílias e sociedade no contexto da AIDS. Tem a Coordenação compartilhada do Programa Aids, Educação e Cidadania (1998), com ações extensionistas no âmbito do HU e comunidade. Líder do GP Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade / com cadastro no Diretório CNPq.

Sonia Maria Oliveira de BARROS, Enfermeira Filiação Institucional: Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem - EPE; Diretora da EPE/UNIFESP; Líder do GP-CENFOBS/UNIFESP: "Centro de Estudos em Enfermagem Obstétrica".

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1977), Mestrado em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de São Paulo (1990), Doutorado em Enfermagem Materna e Infantil pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e Livre-docência em Enfermagem na Saúde da Mulher pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professora Associada nível 4 do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher. Foi Vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem de 2011 a 31 de maio de 2013. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidado Pré Natal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem materno-infantil, enfermagem obstétrica, enfermagem, e cuidado pré-natal; e na análise ética de projetos de pesquisa Foi membro e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP no período de 1995 a 2003 e no período de 2010 a 2013. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein no período de 2000 a 2011. Foi membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa nos período de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. É Editora Chefe da Revista Acta Paulista de Enfermagem desde 18 de setembro de 2012 e Diretora da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo desde 1 de junho de 2013 (Portaria nº 1504 de 29 de maio de 2013).

Downloads

Publicado

2015-10-14

Como Citar

HOFFMANN, I. C., SANTOS, W. M. dos, KINALSKI, D. D. F., BICK, M. A., MELLO PADOIN, S. M. de, & BARROS, S. M. O. de. (2015). TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA E PLANO DE COLETA DE DADOS: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA EM FONTES SECUNDÁRIAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18(4), 333–338. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/22669

Edição

Seção

Pesquisa