UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS DOS PAIS DA CRIANÇA GRAVEMENTE ENFERMA
Resumo
Objetivo: Compreender as expectativas e os sentimentos dos pais durante a internação do filho gravemente enfermo na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Materiais e métodos: O estudo consiste de uma pesquisa de abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada no período de março a abril de 2014 e foram analisadas pelo método análise de conteúdo. Participaram desse estudo 10 genitores de um hospital público no Município de Porto Velho-RO. Resultados: Os resultados apontam que os membros familiares são a base para o enfrentamento da doença para os pais que estão com seu filho internado. Os fatores religiosidade e espiritualidade também se compõem como suporte, a fé e a esperança ajudam a aliviar a dor e o sofrimento além de ser motivo de expectativas em relação à cura. Conclusão: Os sentimentos descritos pelos pais são de desespero, de impotência, de dor, medo, angústia, de muitas dúvidas quanto ao diagnóstico e prognóstico, incapacitando-os no desenvolvimento de suas atividades diárias. Ao mesmo tempo em que os genitores associam a UTI com a doença grave e a morte, suas expectativas se alicerçam na consciência de que esta unidade também é o local de recuperação e reencontro com a vida, com demonstração de confiança em quem cuida do seu filho. DESCRITORES Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Pais. Criança.- Declaração De conflito de Interesses
- Declaração de Direitos Autorais
- Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos
- Folha de Rosto
- Carta aos Revisores
- UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: Expectativas e Sentimentos dos pais da criança gravemente enferma
- UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: Expectativas e Sentimentos dos pais da criança gravemente enferma
- UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: Expectativas e Sentimentos dos pais da criança gravemente enferma
- Carta aos Revisores 2
Publicado
2016-11-23
Como Citar
PÊGO, C. O., & BARROS, M. M. A. (2016). UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: EXPECTATIVAS E SENTIMENTOS DOS PAIS DA CRIANÇA GRAVEMENTE ENFERMA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 11-20. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.23827
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)