CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

  • Denyse Lemos de Sousa NUNES Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Picos/PI, Brasil.
  • Wemerson dos Santos FONTES Acadêmico de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí. Picos/PI, Brasil.
  • Maria Alzete de LIMA Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil.

Resumo

Objetivo: Objetivou-se investigar as intervenções de enfermagem aos pacientes com acidente vascular encefálico no âmbito hospitalar. Material e Métodos: Trata-se de revisão da literatura sobre cuidado de enfermagem no cenário hospitalar a vítimas de acidente vascular encefálico. Realizado em junho 2014 em três bases de dados eletrônicas, utilizando os descritores: acidente vascular encefálico, assistência e enfermagem. Foram selecionados oito artigos, publicados entre 2008 e 2013, cujas informações extraídas foram registradas em formulário. Resultados: Os resultados mostram que vários fatores interferem no cuidado de enfermagem a pacientes com acidente vascular encefálico, sendo que a redução da permanência hospitalar do paciente, acompanhada pelo aumento do número de internações de pacientes com a doença e pela redução do quadro de pessoal foram as que obtiveram maior relevância. As principais intervenções de enfermagem foram à reabilitação motora e funcional, administração de medicamentos, monitoramento das funções fisiológicas, planejamento para alta do paciente, cuidado emocional, cuidados para a prevenção de complicações e traumas, triagem na emergência, cuidados com a pele, avaliação de elementos clínicos e neurológicos, cuidados relacionados às atividades de autocuidado, cateterismo urinário, administração de oxigênio nasal, cuidado oral, posicionamento correto do paciente no leito e orientações familiares. Conclusão: apesar da multiplicidade de intervenções postuladas existem pontos de convergência que reiteram importância do cuidado continuado, fortalecimento da autonomia dos sujeitos e busca por referenciais teóricos metodológicos que guiem a assistência. DESCRITORES Acidente Vascular Encefálico. Assistência ao Paciente. Enfermagem.

Biografia do Autor

Maria Alzete de LIMA, Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil.
Doutora em Enfermagem, Docente da UFRN
Publicado
2016-11-23
Como Citar
NUNES, D. L. de S., FONTES, W. dos S., & LIMA, M. A. de. (2016). CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE VÍTIMA DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(1), 87-96. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n1.24003
Seção
Revisão