CONHECIMENTO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR USUÁRIOS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA REGIÃO DE COLOMBO, PR
Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre a utilização de plantas medicinais pela população frequentadora de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Colombo, PR. Material e Métodos: Por meio de um questionário de pesquisa estruturado, foram entrevistados usuários adultos de ambos os sexos, de quatro UBS, entre os meses de maio e junho de 2016. Resultados: Foram entrevistados 101 usuários de UBS. Destes, 72,28% utilizavam plantas medicinais, sendo a maioria do sexo feminino, com idade média de 39 anos. A espécie vegetal mais citada pela população foi a camomila (Matricaria chamomilla L.), seguida da hortelã (Mentha spicata L.) e do capim limão (Cymbopogon citratus L.), sendo que a indicação mais referida pelos entrevistados foi calmante, seguida das afecções estomacais. Aproximadamente 70% dos entrevistados que fazem uso de plantas medicinais relataram que cultivam as próprias plantas para consumo e o entendimento da finalidade terapêutica é proveniente do conhecimento familiar. Dentre as 30 plantas citadas pelos entrevistados, grande parte estão listadas na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), no Formulário Fitoterápico e no Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. Conclusão: A partir dos resultados obtidos, conclui-se que os usuários entendem que as plantas medicinais auxiliam na terapêutica como um complemento no tratamento das mais diversas enfermidades. DESCRITORES: Fitoterapia. Plantas Medicinais. Terapias Complementares. Saúde Pública.
Publicado
2018-03-06
Como Citar
MORAES, E. F., MEZZOMO, T. R., & OLIVEIRA, V. B. (2018). CONHECIMENTO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR USUÁRIOS DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA REGIÃO DE COLOMBO, PR. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(1), 57-64. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n1.30038
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)