CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL QUE ESTUDAM A DEFICIÊNCIA
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever a distribuição e as características dos grupos de pesquisa relacionados às pessoas com deficiência, na área de Educação Física no Brasil e a produção científica vinculada aos grupos. Material e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, de natureza documental, por meio da análise dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A busca foi realizada em junho e julho de 2014 e os grupos identificados foram caracterizados e estratificados em específicos e não específicos para a deficiência, com base nas linhas de pesquisa. Nos grupos de pesquisa específicos, a produção dos líderes foi analisada quanto aos tipos de deficiência. Resultados: Foram encontrados 70 grupos de pesquisa, dos quais 38 foram incluídos, sendo 22 considerados específicos para as pessoas com deficiência. O artigo original foi a principal forma de veiculação das informações dos grupos de pesquisa específicos. A deficiência motora foi o tema predominante entre as investigações dos grupos de pesquisa específicos, perfazendo 75 publicações de artigos originais, seguido do assunto deficiência visual. Os grupos concentraram-se na região sudeste (42%). Conclusão: Conclui-se que as investigações foram direcionadas para a deficiência motora e que o artigo original foi a principal modalidade de divulgação do conhecimento dos grupos específicos da deficiência. A quantidade de grupos específicos mostrou-se desigual entre as regiões brasileiras. DESCRITORES: Grupos de Pesquisa. Pessoas com Deficiência. Indicadores de Produção Científica. Educação Física.
Publicado
2017-11-15
Como Citar
MENDONÇA, T. C. F. de, SOUSA, T. F. de, BAHIA, C. S., & COELHO, F. T. (2017). CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL QUE ESTUDAM A DEFICIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 29164. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.29164
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)