CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL QUE ESTUDAM A DEFICIÊNCIA

Autores

  • Tattiana Cortes Farias de MENDONÇA Supervisora da Fundação Regina Cunha, Itabuna, Bahia.
  • Thiago Ferreira de SOUSA Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Cristiano Sant'Anna BAHIA Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia
  • Francisco Teixeira COELHO Docente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.29164

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi descrever a distribuição e as características dos grupos de pesquisa relacionados às pessoas com deficiência, na área de Educação Física no Brasil e a produção científica vinculada aos grupos. Material e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, de natureza documental, por meio da análise dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A busca foi realizada em junho e julho de 2014 e os grupos identificados foram caracterizados e estratificados em específicos e não específicos para a deficiência, com base nas linhas de pesquisa. Nos grupos de pesquisa específicos, a produção dos líderes foi analisada quanto aos tipos de deficiência. Resultados: Foram encontrados 70 grupos de pesquisa, dos quais 38 foram incluídos, sendo 22 considerados específicos para as pessoas com deficiência. O artigo original foi a principal forma de veiculação das informações dos grupos de pesquisa específicos. A deficiência motora foi o tema predominante entre as investigações dos grupos de pesquisa específicos, perfazendo 75 publicações de artigos originais, seguido do assunto deficiência visual. Os grupos concentraram-se na região sudeste (42%). Conclusão: Conclui-se que as investigações foram direcionadas para a deficiência motora e que o artigo original foi a principal modalidade de divulgação do conhecimento dos grupos específicos da deficiência. A quantidade de grupos específicos mostrou-se desigual entre as regiões brasileiras. DESCRITORES: Grupos de Pesquisa. Pessoas com Deficiência. Indicadores de Produção Científica. Educação Física.

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Biografia do Autor

Tattiana Cortes Farias de MENDONÇA, Supervisora da Fundação Regina Cunha, Itabuna, Bahia.

Licenciada em Educação Física. Especialista em Metodologia de Ensino de Educação Física e Esportes.

Thiago Ferreira de SOUSA, Departamento de Ciências do Esporte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Educação Física. Mestre em Educação Física. Licenciado em Educação Física.

Cristiano Sant'Anna BAHIA, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia

Licenciado em Educação Física, Mestre em Cultura e Turismo

Francisco Teixeira COELHO, Docente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, Bahia.

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação Física

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Publicado

2017-11-15

Como Citar

MENDONÇA, T. C. F. de, SOUSA, T. F. de, BAHIA, C. S., & COELHO, F. T. (2017). CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL QUE ESTUDAM A DEFICIÊNCIA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 21(4), 29164. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2017v21n4.29164

Edição

Seção

Pesquisa