[ID 42501] FATORES ASSOCIADOS À INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE
Resumo
Introdução: A funcionalidade tornou-se um fator determinante no processo de envelhecimento, tendo em vista que a manutenção da realização das atividades está associada a um envelhecimento saudável. Objetivo: Analisar a prevalência e fatores associados à incapacidade funcional em idosos residentes em comunidade. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, de base populacional, aninhado uma coorte de idosos. Os dados foram obtidos através de compilação de instrumentos validados contendo informações sociodemográficas, doenças autorreferidas, sintomatologia depressiva, nível de atividade física, hábitos de vida, índice de massa corporal, e dependência/independência. Para análise das variáveis utilizou-se o teste qui-quadrado (x2) e para as variáveis que obtiveram p<0,20 incluiu-se em um modelo de regressão linear múltipla. Resultados: Foram pesquisados 289 idosos e a prevalência de incapacidade funcional foi de 62,1%. Após análise da regressão linear múltipla, esteve associado a esse desfecho o sexo feminino (p<0,005), idosos com 80 anos ou mais (p<0,026), que não possuem escolaridade (p < 0,000) e que não consomem bebida alcóolica (p<0,038). Conclusão: A prevalência de incapacidade funcional nos idosos de Aiquara- BA foi elevada e esta associada ao sexo feminino, idosos longevos, com baixa escolaridade e que não consomem bebida alcóolica. Descritores: Envelhecimento. Idoso fragilizado. Saúde do idoso. Estilo de vida. Estudos transversais.
Publicado
2019-12-16
Como Citar
Sabrina da Silva Caires, Adriano Almeida Souza, João de Souza Leal Neto, Cláudio Bispo de Almeida, & Cezar Augusto Casotti. (2019). [ID 42501] FATORES ASSOCIADOS À INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(4). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2019v23n4.42501
Edição
Seção
Pesquisa
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(erimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista Brasileira de Ciências da Saúde - RBCS.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.
(Completar com a Declaração de Ausência/Presença de Conflitos de Interesse)