ID 48485 - EFEITO IMEDIATO DO USO FONOAUDIOLÓGICO DE EXERCITADORES RESPIRATÓRIOS NO DESLOCAMENTO DO OSSO HIOIDE: ESTUDO PILOTO

Autores

Resumo

Objetivo: Verificar o efeito imediato do treinamento muscular respiratório com diferentes exercitadores nas medidas temporais de deslocamento do osso hioide durante a deglutição. Materiais e Métodos: Etapa piloto de um ensaio clínico paralelo não randomizado com amostra de 10 indivíduos sem queixa de deglutição, idade entre 21 e 65 anos (média 37,3 ± 12,33 anos), 09 mulheres e 01 homem, selecionados por conveniência e alocados por sorteio simples em um dos dois grupos de intervenção para treinamento muscular respiratório associado aos dispositivos Shaker® (G1) ou Respiron® invertido (G2). Cada grupo executou cinco séries de cinco expirações profundas e rápidas. Realizou-se a captação de imagem ultrassonográfica em vídeo antes e imediatamente após o treino muscular respiratório durante a deglutição de consistência alimentar líquida e mel, ambas no volume de 10 mL. Os vídeos foram decompostos numa taxa de 30 quadros por segundo e analisados no software ImageJ, considerando quatro eventos do deslocamento hioideo: elevação, anteriorização, manutenção da anteriorização e retorno ao repouso. A análise foi descritiva considerando a variação absoluta e percentual de cada medida antes e após o treinamento. Resultados: Na consistência líquida, as medidas temporais apresentaram padrão de aumento no G1 e redução no G2. Na consistência mel, o G1 apresentou padrão de redução e o G2 mostrou comportamento heterogêneo. Conclusão: O uso fonoaudiológico de exercitadores respiratórios promove efeitos imediatos nas medidas temporais de deslocamento hioideo durante a deglutição, variando em função do dispositivo e da consistência alimentar. DESCRITORES: Deglutição. Transtornos de Deglutição. Ultrassonografia. Osso Hióide. Exercícios Respiratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlyane de Souza Barros Rodrigues, UFPB

Mestranda em Fonoaudiologia (UFPB/UFRN). Especialista em Saúde do Idoso e Gerontologia, Universidade Cândido Mendes – UCAM. Membro do Laboratório de Estudos em Deglutição e Disfagia (LEDDis/CNPq/UFPB).

Bianca Oliveira Ismael Costa, UFPB

Mestre em Fonoaudiologia (UFPB/UFRN).

Ary Serrano Santos, Hospital Universitário Lauro Wanderley

Residência Médica pela UFPB e pelo INCA. Chefe do Ambulatório de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Giorvan Anderson dos Santos Alves, UFPB

Professor Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Mestre e Doutor em Linguística pela UFPB, especialista em Motricidade Orofacial pela UFPE. Professor Permanente dos programas de Pós-graduação em Linguística (UFPB) e Fonoaudiologia (UFPB-UFRN).

Raphaela de Lima Cruz, UFPB

Mestre em Educação pela UFPB. Especialização em Educação Inclusiva pelo UNIPÊ. Especialização em Patologias da Linguagem pela UnP.

Lica Arakawa-Sugueno, Centro de Estudos da Voz - CEV, São Paulo

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, São Paulo. Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV, São Paulo.

Leandro Pernambuco, UFPB

Doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Especialização em Motricidade Orofacial com enfoque em Disfagia, Faculdade Integrada do Recife, FIR. Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Rodrigues, D. de S. B., Costa, B. O. I., Santos, A. S., Alves, G. A. dos S., Cruz, R. de L., Arakawa-Sugueno, L., & Pernambuco, L. (2019). ID 48485 - EFEITO IMEDIATO DO USO FONOAUDIOLÓGICO DE EXERCITADORES RESPIRATÓRIOS NO DESLOCAMENTO DO OSSO HIOIDE: ESTUDO PILOTO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/48485