CONHECIMENTO SOBRE DIABETES MELLITUS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Knowledge of Diabetes Mellitus among education professionals

Autores

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Educação em Saúde, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

Objetivo. Investigar o conhecimento sobre o diabetes mellitus de profissionais da educação. Métodos. Estudo transversal, exploratório, com abordagem quali-quantitativa realizado com os profissionais de uma escola pública do município de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Um questionário com 26 perguntas descritivas e de múltipla escolha foi aplicado. Esse contemplava a identificação do participante, seu contato prévio com os estudantes com diabetes, conhecimento sobre a doença e sobre o papel da escola na inclusão de estudantes com diabetes mellitus. Frequência relativa e absoluta das respostas de perguntas de múltipla escolha e análise de conteúdo das discursivas foram realizadas. Resultados. Resultados positivos na definição da doença e conhecimentos sobre alimentação e prática de exercícios físicos do diabetes foram encontrados. Porém, a maioria demonstrou dificuldades na compreensão do uso da medicação, de como identificar a glicemia capilar e qual ação realizar diante de um quadro de hipoglicemia. Pequeno número de profissionais referiu já ter realizado formação em diabetes. Conclusão A maior dos profissionais da escola possuía conhecimentos sobre diabetes e reconhecia o papel da alimentação e da atividade física no seu tratamento. Porém, demonstraram conhecimentos limitados sobre monitoramento da glicemia e manejo de complicações agudas. Apesar do interesse, a maioria nunca realizou formação em diabetes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Coutinho de Azevedo, Universidade Regional de Blumenau

Nutricionista. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Saúde Coletiva. Universidade de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Amanda Pauli

Nutricionista graduada pela Universidade de Blumenau.

Larissa Cristina Bittencourt

Nutricionista graduada pela Universidade de Blumenau. Pós graduanda em Nutrição Esportiva pela Faculdade Unyleya.

Rárica Isidório Sampaio Feitosa de Matos Vieira, Universidade Regional de Blumenau

Nutricionista e mestranda em Saúde Coletiva, com área de concentração em Promoção a Saúde e Integralidade pela Universidade de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Especializações: Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Clínica Hospitalar e Nutrição em Cuidados Intensivos.

Fernanda Maria Sirtolli Stolf, Universidade de Blumenau

Graduação em Enfermagem- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI

Especialização em enfermagem em terapia intensiva. Universidade do Contestado, UnC,

Especialização em MBA - Gestão em Saíde. Faculdade de Tecnologia em Saude, FASAUDE

Especialização em Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte.Faculdade Unileya

Mestranda do Programa de Pós Graduação Mestrado profissional em Saúde Coletiva na Universidade de Blumenau

 

Deisi Maria Vargas, Universidade de Blumenau

Médica Pediatra com área de atuação em Endocrinologia Pediátrica. Mestre e Doutora. Docente titular do Curso de Medicina e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Blumenau.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Coutinho de Azevedo, L. ., Pauli, A., Bittencourt, L. C. ., Vieira, R. I. S. F. de M., Sirtolli Stolf, F. M. ., & Vargas, D. M. . (2023). CONHECIMENTO SOBRE DIABETES MELLITUS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: Knowledge of Diabetes Mellitus among education professionals. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 27(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/63937

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa