RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DE RESIDENTES E PRECEPTORES SOBRE SEUS PAPÉIS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2023v27nEspecial.64486Palavras-chave:
ensino, Preceptoria. Residência em saúde. Residência multiprofissional. AprendizagemResumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi apreender a percepção de residentes e preceptores sobre seus papéis na Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC). Método: Foi realizado um estudo com delineamento qualitativo, utilizando a técnica de grupos focais (GF) para a produção dos dados. Participaram do grupo focal 8 preceptores e 8 residentes da RMSFC. Os GF foram realizados entre agosto de 2015 e março de 2016. Utilizou-se a análise temática de conteúdo para a análise do corpus dos dados. Resultados: Observaram-se o envolvimento dos trabalhadores para o exercício da preceptoria e a valorização da RMSFC nos territórios na perspectiva da qualificação do processo de trabalho e da produção do cuidado visando à sua integralidade e resolutividade. A interação entre os sujeitos contribui para a (re)construção dos papéis e seu reconhecimento na prática em serviço de saúde das equipes multiprofissionais e na RMSF. Conclusões: Os papéis são (re)construídos permanentemente em função de uma complexa rede de fatores pessoais e organizacionais que influenciam essa construção. A RMSFC foi apreendida como um espaço onde todos os atores envolvidos aprendem continuamente. A criação de espaços de diálogo se configura como ferramenta para a construção de conhecimentos, o que contribui para uma melhor compreensão dos papéis e suas ações.
Palavras-chave: Ensino. Preceptoria. Residência em saúde. Residência multiprofissional. Aprendizagem