THE ACTIVITIES DEVELOPED BY STUDENTS PARTICIPATING IN THE EDUCATIONAL PROGRAM FOR HEALTH WORK (“CEGONHA” NETWORK) DURING HOME VISITS TO PREGNANT AND PUERPERAL WOMEN AND CHILDREN: AN EXPERIENCE REPORT

Authors

  • Gilvanice Alves AZEREDO Secretaria Municipal de Saúde
  • Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti BUFFONE Universidade Federal da Paraíba
  • Larissa Rebecca da Silva CABRAL UFPB
  • Livia Dannyle TAVARES Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Objetivo: Relatar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do PET Saúde Rede Cegonha nas visitas domiciliares às gestantes, mães e crianças da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Prosind I (Nova União Integrada), bem como outras ações realizadas na Unidade. Relato da Experiência: As visitas domiciliares são compreendidas como um instrumento fundamental na estratégia saúde da família, tendo o objetivo de subsidiar a atenção domiciliar, dentre elas, a visita puerperal. A busca de gestantes e de recém- nascidos nos permite adentrar os domicílios, estabelecendo um diálogo espontâneo, com oportunidade de orientar e trocar experiências e conhecimentos mútuos juntamente com a equipe de saúde. Dentre outras atividades realizadas, a educação em saúde foi utilizada na sala de espera, enquanto as gestantes esperavam suas consultas, participaram de rodas de conversa de forma dialógica e humanizada. Comentários: Concluímos que o contato contínuo com as gestantes, puérperas e crianças nas visitas domiciliares e nas ações de educação em saúde na sala de espera, proporcionaram algumas mudanças quanto aos cuidados em saúde, através da conversa informal, fora do consultório, fortalecendo o cuidado humanizado e integral, ampliando o conhecimento e as trocas entre estudantes, profissionais e comunidade, facilitando possíveis intervenções, e auxiliando quanto às orientações e esclarecimentos, que visam aumentar a qualidade de vida do usuário. DESCRITORES Atenção básica. Visita Domiciliar. Vínculo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gilvanice Alves AZEREDO, Secretaria Municipal de Saúde

Enfermeira Especialista Saúde da Família

Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti BUFFONE, Universidade Federal da Paraíba

Professora Assistente I do Departamento de Terapia Ocupacional - UFPB

Larissa Rebecca da Silva CABRAL, UFPB

Estudante do Curso de Terapia Ocupacional - UFPB

Livia Dannyle TAVARES, Universidade Federal da Paraíba

Estudante do Curso de Psicologia da UFPB

Published

2014-11-05

How to Cite

AZEREDO, G. A., BUFFONE, F. R. R. C., CABRAL, L. R. da S., & TAVARES, L. D. (2014). THE ACTIVITIES DEVELOPED BY STUDENTS PARTICIPATING IN THE EDUCATIONAL PROGRAM FOR HEALTH WORK (“CEGONHA” NETWORK) DURING HOME VISITS TO PREGNANT AND PUERPERAL WOMEN AND CHILDREN: AN EXPERIENCE REPORT. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 163–168. Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21237