VALIDITY OF A QUESTIONNAIRE TO MEASURE SEDENTARY BEHAVIOR IN 9- TO 15-YEAR-OLD STUDENTS

Authors

  • Eliane Denise Araújo BACIL UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Priscila Iumi WATANABE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Michael Pereira da SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Edmar Roberto FANTINELLI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • RODRIGO BOZZA UNIVERSIDADE POSITIVO
  • Wagner de CAMPOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.37491

Abstract

Introduction: There are a few tools validated to assess sedentary behavior in Brazilian children and adolescents. Objective: To evaluate the validity of a questionnaire to measure sedentary behavior in 117 students of both sexes, aged 9 to 15 years, attending five public schools in Curitiba/Brazil. Methods: The questionnaire evaluated the time spent in sedentary activities on both weekdays and weekend days of a typical week. The time spent in sedentary activities was validated against the estimates of sedentary time obtained by accelerometers (Actigraph model GT3X). For data analysis, the Spearman correlation coefficient (rho) and the Bland Altman scatter plot were used between the accelerometer read-out and the questionnaire measurement, with a 5% significance level. Results: The correlation coefficient between the accelerometer read-out and the questionnaire measurement was 0.79 (p <0.00). Validity was higher on weekdays (rho = 0.66), in female schoolchildren (rho = 0.80) and in older schoolchildren (rho = 0.87). The mean difference between the two measurements was 148.96 minutes/week (95% CI: -45.50-343.42) with agreement limits ranging from -1975.02 to 2272.94 minutes/week. Conclusion: The questionnaire analyzed in this study had satisfactory levels of validity and agreement and can therefore be used to estimate the sedentary behavior of students aged 9 to 15 years. DESCRIPTORS: Students. Surveys and Questionnaires. Validity of Tests. Sedentary Lifestyle.

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Author Biographies

Eliane Denise Araújo BACIL, UNIVERSIDADE POSITIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Especialização em Educação Física na área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Saúde Pública na área de Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Educação Física, Área de Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2017). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, Epidemiologia da Atividade Física, Crescimento e Desenvolvimento e Medidas e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: estilo de Vida, maturação biológica, sobrepeso/obesidade, atividade física e comportamento sedentário em crianças e adolescentes escolares. Atualmente é professora assistente da Universidade Positivo.

Priscila Iumi WATANABE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Educação Física (bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016). Atua como tutora presencial do curso de graduação em Educação Física do Claretiano Rede de Educação. (Texto informado pelo autor)

Michael Pereira da SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, Mestre em Educação Física (UFPR), Especialista em Fisiologia do Exercício (UENP - 2008), membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde (CEAFS) , do Physical Activity and Health Promotion Lab (Iowa State University) e do Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde (UNIOESTE). Possui experiência na área de Atividade Física e Saúde com ênfase na saúde da criança e do adolescente, medidas de atividade física, avaliação, prescrição de exercícios físicos e metodologia de pesquisa.

Edmar Roberto FANTINELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2010) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017).

RODRIGO BOZZA, UNIVERSIDADE POSITIVO

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde para Crianças e Adolescentes. No período de 2012 a 2014 ministrou como professor substituto do Departamento de Educação Física, da Universidade Federal do Paraná, as disciplinas de Esportes Coletivos I (Voleibol); Esportes Coletivos IV (Handebol); Metodologia da Pesquisa; Bioestatística; Estágio C; Desenvolvimento Motor; Seminário de Monografia; Controle e Aprendizagem Motora e Medidas e Avaliação em Educação Física. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD)/CAPES.

Wagner de CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978-1981); Mestrado e Doutorado (1988-1993) e Estágio Pós-Doutoral (2005) na área do Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes, realizados na Universidade de Pittsburgh, EUA. Professor titular na Universidade Federal do Paraná, atuando com as disciplinas de Desenvolvimento Motor na Graduação e Metodologia da Pesquisa e Atividade Física e Saúde na Pós-Graduação "Stricto-Sensu". Com foco na infância e adolescência, orienta nas seguintes linhas de pesquisa: atividade física e fatores de risco a saúde; atividade física e comportamentos de risco a saúde; correlatos da atividade física e do comportamento sedentário

Published

2018-06-27

How to Cite

BACIL, E. D. A., WATANABE, P. I., SILVA, M. P. da, FANTINELLI, E. R., BOZZA, R., & CAMPOS, W. de. (2018). VALIDITY OF A QUESTIONNAIRE TO MEASURE SEDENTARY BEHAVIOR IN 9- TO 15-YEAR-OLD STUDENTS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 22(4), 341–348. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2018v22n4.37491

Issue

Section

Research