DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n3.51649Keywords:
Desenvolvimento Infantil. Prematuridade. Fator de Risco. Habilidades Motoras.Abstract
Objetivo: Avaliar a influência das práticas maternas no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças prematuras cadastradas no Ambulatório de Alto Risco do Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul. Metodologia: Participaram do estudo 74 crianças prematuras de 0 a 12 meses de idade corrigida, as quais foram avaliadas por meio da Alberta Infant Motor Scale (AIMS). Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e o teste do Qui-quadrado de Pearson (p=0,05). Resultados: Os resultados do estudo mostraram que 77% das crianças eram cuidadas pela mãe, poucas frequentavam a creche e a maioria permanecia pouco tempo na postura prono. O escore e o percentil médio da amostra foi de 14,81 (DP=9,50) e 37,18 (DP=26,674), classificando 44,6% da amostra com desenvolvimento motor atípico para a idade e 55,4% com desempenho adequado. Observou-se significância estatística na associação entre a categorização de desempenho da criança com o grau de escolaridade materna (Chi2=5,273; p=0,02) e o principal cuidador (Chi2=4,442; p=0,035). Conclusão: Constatou-se que os fatores ambientais geram importante impacto nas aquisições motoras de crianças prematuras, principalmente o nível de escolaridade materna e a frequência da criança na creche.Downloads
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Published
2020-09-25
How to Cite
Nathu Lodi, M. ., Trubian, F., Cenci Sangali, C., Rodrigues, L., & Saccani, R. (2020). . Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n3.51649
Issue
Section
Artigo de Pesquisa