O EXAME DE PAPANICOLAU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NUMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL

Authors

Keywords:

Primary Health Care, Papanicolau test, Nursing care

Abstract

Objective: To analyze the perceptions of nurses of the Family Health Strategy (FHS) in a northeastern capital regarding the performance of the Pap smear. Methodology: Qualitative study with 115 nurses. The ALCESTE software was used to determine the analytical classes that were submitted to content analysis. Results: The main potentialities for the exam were health education activities, longitudinal and comprehensive monitoring of women and the ease of geographic accessibility to the Basic Health Unit. There was an offer to collect the exam on defined days with scheduling by spontaneous demand. Nurses diversified collection shifts and captured users on commemorative dates and campaigns. As for the weaknesses, the lack of knowledge, fear, partner interference and shame were identified, in addition to speeches associated with the management of the work process. Conclusion: The examination at the FHS expanded its access. However, investments are needed to enhance the uptake of users, development of effective educational actions, the establishment of a better flow of material and supplies, in addition to a more organized support network for the diagnosis of precursor injuries in the municipality

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sara Virna Alves Barros, UFPB

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2004). Capacitação em Programa de Saúde da Família, pela Universidade de Pernambuco (2003). Especialização em Saúde Publica, na área de ciências da saúde pela FACISA (2006). Especialização em Docência no Ensino Superior em Saúde pela Universidade de Pernambuco. Especialização em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês (2017). Mestre em Saúde da Família pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família- RENASF na Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2019) . Atualmente é enfermeira da Estratégia de saúde da Família enquanto estatutária da Prefeitura Municipal de Recife.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, UFPB

Professor Adjunto IV do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde do Idoso. Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva (LEPASC/UFPB).

Teodora Tchutcho Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira graduada pela UNILAB. Pós-Graduação: Especialista em Informática na Saúde pela UFRN. Mestranda em Saúde Coletiva - UFPB. Atuou como Bolsista de Programa de Bolsas de Extensão, Arte e Cultura PROEX PIBEAC: (Ações educativas sobre infecções sexualmente transmissíveis: um projeto de extensão para prevenção e conhecimento dos jovens e adultos). Integrante do Grupo de pesquisa e extensão em qualidade dos serviços de saúde (GPExQS), Grupo de Pesquisa de Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (PROSSER) da UNILAB. Integrante do projeto de pesquisa: O impacto dos modelos de gestão e financiamento na eficiência de serviços e resultados na atenção primária em metrópoles de um estado do Nordeste brasileiro. Ex-estagiaria (Políticas, gestão e planejamento em saúde. A vigilância epidemiológica em saúde) na 3ª Coordenadoria regional de saúde do Estado de Ceará em Maracanaú. Possui experiências em trabalhos comunitários como ativista: sensibilização de adolescentes e jovens contra infecção sexualmente transmissível e gravidez indesejável no Fórum Nacional de Juventude e População (FNJPGB), e no projeto Laço Sul-Sul jovem da Guiné-Bissau. Ainda como ativista, trabalhou no projeto Jovem contra Violência de gênero (JCVG) da prefeitura de Fortaleza/Ceará.

Paolo Porciúncula Lamb, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física (ULBRA/2006), fez Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva (UFRGS/2012), Mestrado em Saúde da Família (UFPB/2019) e recentemente ingressou no Doutorado em Educação Física (UPE). Foi integrante da equipe do Projeto Capacitar, na qual é utilizada a Metodologia do Emprego Apoiado. Desde 2012 é Técnico de Referência na Rede de Atenção Psicossocial de Recife - RAPS (CAPS Adulto e AD). Compôs também uma equipe do NASF-AB durante 02 anos

Augusto José Bezerra de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado e Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campos Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, Pau dos Ferros/RN (2018); Especialista em Docência para o Ensino Superior, na Universidade Potiguar - UnP (2021); Mestre em Saúde Coletiva, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB (2021). Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS). Estudante do Doutorado Acadêmico em Saúde Coletiva, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSCol, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN. Atuou como Enfermeiro na Unidade Mista de Saúde Mãe Joaquina, Paraná/RN (2019), como Diretor da Unidade Básica de Saúde Mãe Belinha, Paraná/RN (2019), como Enfermeiro Plantonista no Hospital Municipal Vereador Antônio Linhares, Luís Gomes/RN (2020-2021), e como supervisor de estágio hospitalar da Escola de Enfermagem Thereza Néo, Mossoró/RN (2021), atualmente é Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na Unidade de Saúde de São Bernardo, Luís Gomes/RN.

Mateus Osório da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), na linha de pesquisa "Políticas, Cuidado e Gestão Em Saúde: sistemas, redes e organização das práticas", pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi voluntário e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em projetos que atuaram na Rede Penitenciária do Estado da Paraíba. Estagiou no Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPSad) na cidade de João Pessoa. Foi Psicólogo colaborador do Projeto Aimée: Formação Clínica E Profissional No Atendimento Psicanalítico Em Instituições. Tem interesse na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e Atenção Básica.

Published

2023-09-29

How to Cite

Alves Barros, S. V. ., Guedes de Brito, G. E. ., Tchutcho Tavares, T., Porciúncula Lamb, P., Bezerra de Andrade, A. J., & Osório da Silva, M. (2023). O EXAME DE PAPANICOLAU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NUMA CAPITAL DO NORDESTE DO BRASIL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 27(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/62367