SALA DE ESPERA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Resumo
Introdução: O Pró/PET-Saúde é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde que visa integrar o ensino e a saúde para uma melhor formação de profissionais dessa área. O PET Rede cegonha é um dos eixos desse projeto, ele possibilita a realização de várias atividades envolvendo os usuários de Unidades de Saúde da Família, dentre elas está à sala de espera. A utilização das salas de espera tem sido uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de atividades educativas nas Unidades de Saúde da Família. Esse estudo teve como objetivo descrever as experiências dos alunos de nutrição da UFPB participantes do PET Rede Cegonha nas atividades de salas de espera. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência onde foram realizadas atividades abordando os temas: higienização correta dos alimentos, a prevenção de doenças associadas à mulher e a importância do consumo de frutas e suas propriedades. Resultados: Observamos o interesse da comunidade pelas temáticas expostas. A sala de espera consolidou-se como espaço para promoção da saúde junto aos usuários e para o aprimoramento do vínculo, pautados na troca de conhecimentos entre as estudantes e usuários em uma construção coletiva do saber em saúde. Conclusão: Sendo assim, a proposta de Sala de Espera mostrou-se um bom instrumento para educação em saúde dessa comunidade por perceber através do maior envolvimento dos usuários a satisfação em conhecer melhor sobre tais temas que podem contribuir em sua saúde e na de seus familiares. DESCRITORES Educação em Saúde. Prevenção Primária. Promoção da Saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2014-11-04
Como Citar
LIMEIRA, M. E. O., HENRIQUE, M. de S., BARBOSA, A. de S., QUEIROGA, V. E., & BUFFONE, F. R. R. C. (2014). SALA DE ESPERA COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 18, 59–62. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21238
Edição
Seção
Relato (Submissões Suspensas)