DISPENDIO ENERGÉTICO DO VIDEO GAME ATIVO PODE SER SUFICIENTE COMO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO PILOTO

Autores

  • Taís Feitosa da SILVA
  • Maria do Socorro Cirilo de SOUSA
  • Marizângela Ferreira de SOUZA
  • Valéria Marília Lopes BASTOS
  • Geraldo VELOSO NETO
  • Alexandre Sergio SILVA

Resumo

Introdução: O vídeo game ativo (VGA) é uma evolução do vídeo game tradicional (VGS) e tem como proposta aumentar o nível de atividade física dos usuários desta forma de entretenimento. Esta demanda física poderia conferir benefícios similares ao exercício tradicional para hipertensos, mas o dispêndio energético (DE) deste jogo ainda não é bem estabelecido para esta população. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar o potencial de uma sessão de VGA em promover aumentos clinicamente importantes do DE em hipertensos. Material e Métodos: Participaram deste estudo, cinco voluntárias hipertensas (55,6 ± 2,9 anos) que realizaram duas sessões randomizadas, crossover (VGA e VGS) com duração de 40 minutos, em dias separados. O DE foi mensurado por um analisador de troca de gases (K4b², Cosmed) e a demanda cardiovascular foi mensurada pela frequência cardíaca (FC) através de um cardiofrequencímetro acoplado ao analisador de gases. Foram realizados os testes t de student não pareado e ANOVA one way com post test de Tukey. Resultados: A intensidade média atingida de 21,9% da FC máxima na sessão VGA, estatisticamente maior (p<0,01) que na sessão de VGS, onde atingiu-se 2,6% da FC máxima. Da mesma forma, os valores de DE para a sessão VGA (3,6±0,3 kcal/min) foram significativamente maiores que para a sessão VGS (1,5±0,1 kcal/min, p<0.0001). Conclusão: Conclui-se que uma sessão de VGA é capaz de promover significativo aumento do DE e da FC. A FC é inferior ao preconizado para o tratamento anti-hipertensivo, mas a DE está dentro dos limites considerados ideais. DESCRITORES Exercício. Metabolismo Energético. Hipertensão

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Publicado

2016-05-23

Como Citar

SILVA, T. F. da, SOUSA, M. do S. C. de, SOUZA, M. F. de, BASTOS, V. M. L., VELOSO NETO, G., & SILVA, A. S. (2016). DISPENDIO ENERGÉTICO DO VIDEO GAME ATIVO PODE SER SUFICIENTE COMO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO PILOTO. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 1(1), 59–66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/28782