ID 48464 - TRIAGEM AUDITIVA ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE ESPACIAL
Resumo
RESUMO Introdução: A Triagem Auditiva Escolar (TAE) tem a finalidade de detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos em crianças em idade pré-escolar e escolar. A detecção precoce da perda auditiva auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, que interferem na qualidade de vida da população. Objetivo: Verificar o quantitativo e distribuição de TAE no Brasil, identificando como a cobertura se distribui espacialmente no território brasileiro. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico que utilizou dados agregados sobre a TAE realizada entre 2011-2015. As unidades de análises foram as 161 Regiões Intermediárias de Articulação Urbana (RIAU) e as cinco regiões do Brasil. Foram gerados mapas com a distribuição da cobertura da TAE e utilizado o coeficiente de autocorrelação global de Moran. Resultados: Verificou-se uma baixa realização da TAE no território brasileiro: 43,5% dos municípios não realizaram nenhum procedimento e, entre aqueles que o realizaram, a quantidade foi insuficiente à necessidade da população. Observou-se maior concentração desses procedimentos nas regiões Sudeste e Nordeste com 50,9% e 25,6% respectivamente. Além disso, nota-se que a maior parte desses procedimentos ocorre na rede pública municipal. Verificou-se ainda que a cobertura da TAE é muito reduzida, com um percentual máximo de 10,56%. Além disso, há uma grande desigualdade regional, estando a maioria dos procedimentos concentrados em poucas regiões do país. Conclusão: Diante da reduzida oferta e das desigualdades regionais referente à TAE, faz-se necessário disparar a discussão e reflexão quanto às especificidades da gestão local de saúde e repensar estratégias de vigilância em saúde auditiva infantil. DESCRITORES: Programas de Rastreamento. Triagem. Transtornos da Audição. Instituições Acadêmicas. Saúde Pública.Downloads
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Publicado
2019-10-28
Como Citar
Almeida, E. R. F. de, Rosa, M. R. D. da, Figueiredo, L. C., Castro, R. D. de, Cruz, E. C. F. de R., Trigueiro, J. V. S., & Luckwü-Lucena, B. T. (2019). ID 48464 - TRIAGEM AUDITIVA ESCOLAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE ESPACIAL. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/48464
Edição
Seção
Pesquisa