Valor Nutritivo da Vagem de Faveira (Parkia platycephala Benth.) para Ruminantes
Resumo
Avaliou-se
o valor nutritivo da vagem de faveira para ruminantes, cujos tratamentos foram: Tl - Concentrado Comercial (CC); T2 - 50% CC+50% Vagem de Faveira Moída (VFM); T3 - VFM. A determinação do consumo voluntário seguiu urn esquema fatorial 3x2 em delineamento inteiramente casualizado com três repetições. A digestibilidade "in situ" foi determinada pela técnica de NOCEK (1985). A VFM apresentou teor de MS 91,67%, com MO 89,81%, PB 9,43%, FDA 17,53%, FDN 21,38% e lignina 2,32%. O consumo voluntáno de VFM foi 79,56 e 67,77 gMS/animal/dia para caprinos mestiços anglo-nubianos, machos e fêmeas, respectivamente. A VFM apresentou 69,65 % de digestibilidade "in situ". Os resultados revelaram restrição do consumo voluntáno de vagem de faveira moída por caprinos e uma boa digestibilidade para ruminantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).