Efeito do Genótipo e da Alimentação no Desempenho de Borregos de Cruzamento Industrial, em Confinamento
Resumo
Quarenta e oito borregos F1,
de ambos os sexos, com 112 dias de idade, provenientes de cruzamentos de carneiros das raças Santa Inês (SI), Ile-de-France (IF), Suffolk (SU) e Hampshire Down (HD), com ovelhas comuns (Crioulas) foram utilizados para avaliar o efeito do genótipo e de três diferentes dietas cuja composição maior era o feno de leucena, capim-elefante verde, picado e silagem de milho, bem como o efeito da interação genótipo x alimentação sobre o desempenho dos animais, em confinamento. O experimento teve a duração de 55 dias. Borregos 1/2 SU e 1/2 IF apresentaram peso final superior aos 1/2 SI (controle). A dieta influenciou o peso final (P<0,01), a idade de abate (P<0,05) e os ganhos de pesos médios diário e total (P<0,05), sendo que os animais alimentados com dietas contendo feno de leucena e os com silagem de milho nao diferiram entre si, porém apresentaram urn desempenho superior aos alimentados com dietas contendo capim-elefante. Não houve efeito significativo da interação genótipo x dieta. Constatou-se que borregos 1/2 sangue suffolk foram mais precoces para as principais características estudadas e que as rações contendo feno de leucena ou silagem de milho proporcionaram urn born desempenho aos animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).