Peso e Ganho de Peso em Crias Anglo-Nubiano, Pardo Alpina e Saanen na Fase de Aleitamento em Sobral, Ceará
Resumo
O estudo avaliou o desempenho de crias de três raças exóticas na fase de aleitamento, em que contou com 594 cabritos das raças Anglo-nubiano (353), Pardo Alpino (42) e Saanen (199). Foram estudados os efeitos do tipo de parto, sexo, raça e ano de nascimento sobre o peso ao nascimento, aos 28 dias, aos 56 dias e ao desaleitamento (63 ou 84 dias), bem como os ganhos de peso diário do nascimento às idades estabelecidas. Cabritos nascidos de parto simples e os machos foram mais pesados que as fêmeas e os de partos múltiplos para as características analisadas, com exceção do ganho de peso médio do nascimento aos 84 dias. O ano de nascimento foi o efeito responsável por grande parte da variação existente em todas as características, exceto peso ao nascimento. Crias das raças Saanen e Pardo Alpina apresentaram, de maneira geral, peso corporal superior às da raça Anglo-nubiano e semelhantes entre si. A raça do cabrito não teve efeito (P>0,05) sobre os ganhos de peso nos períodos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).