Efeito do Peso Vivo ao Abate sobre as Características Quantitativas da Carcaça em Caprinos Sem Raça Definida, no Estado do Ceará
Resumo
Foi estudado o efeito de quatro diferentes faixas de peso: G1= 20,0-22,9 kg; G2= 23,0-25,9 kg; G3= 26,0-28,9 kg e G4= 29,0-31,9 kg sobre a produção de carcaça dos cortes em 16 caprinos machos inteiros sem raça definida-SRD, no estado do Ceará. A análise dos dados permite constatar um aumento no rendimento de carcaça, à medida que se incrementou o peso vivo ao abate, entretanto, verificou-se apenas um aumento significativo, em torno de 10% (P< 0,01) entre o primeiro e os demais grupos, embora a análise de correlação entre o peso de abate e o rendimento de carcaça foi positiva e significativa (r=0,62; P<0,05). O grau de conformação da carcaça dos animais abatidos variou, numa escala de 1 a 5, de 2,0 até 3,5, valores considerados baixos e que apresentaram coeficiente de correlação positiva e significativa com o rendimento. A análise de rendimento dos cortes mostrou, com o aumento de peso de abate dos animais, valores decrescentes para o pernil, de 34,67 a 32,08%, e variações não significativas para o lombo: 9,68 a 10,85% e significativas para a paleta: 14,84 a 17,43%. Estes resultados permitem recomendar, nas condições de criação deste trabalho, o abate dos animais caprinos com 23,0 a 26,0 kg de peso vivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).