Cultivo da Tilápia Vermelha (Híbrido de Oreochromis) na Água do Mar
Resumo
O presente estudo foi realizado no Centro de Tecnologia em Aquicultura/UFC, tendo como objetivo analisar o cultivo da tilápia vermelha em água do mar. Foram cultivados 30 animais com peso e comprimento médio de 105,9 mm e 36,948 g para o cultivo em água do mar - TAM e 113,45 mm e 49,764 g para o cultivo em água doce - TAD, respectivamente. Foram distribuídos em 2 tratamentos e 3 repetições. A densidade de estocagem consistia de 5 peixes por tanque (5 peixes/m2). Durante os 45 dias, foi administrada ração comercial (32 % de proteína bruta) para peixe. Os pesos finais foram de 60,195 g e 46,639 g e os comprimentos finais foram de 123,4 mm e 115,5 mm para os tratamentos TAD e TAM, respectivamente. Apos 45 dias de cultivo a sobrevivência média final foi de 53,3 % para o TAM e 100% para o TAD. Foi observado que houve uma correlação entre o peso x comprimento com r2 = 0,951 e r2 = 0,952 para TAM e TAD, respectivamente. Os resultados mostraram que não existiram diferenças estatísticas significativas entre os tratamentos testados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).