Microflora Associada com Ovos de Artemia sp.
Resumo
A Artemia e uma dieta para larvas, juvenis de crustáceos e peixes marinhos. É do nosso conhecimento que as bactérias patológicas podem infectar crustáceos e peixes através da alimentação com náuplius de Artemia sobre o qual a bactéria associa-se. Desta forma a microflora dos ovos de Artemia foi estudada. Os ovos foram introduzidos na água salgada esterilizada, sendo vibrados e cada amostra foi diluída e colocada em série dentro de placas com o meio 1/20 PYBG e 1/20 PYBGF. Após a incubação as colônias foram contadas e identificadas. O resultado indicou que a microflora dos ovos de Artemia pode estar constituída de bactérias Gram-positvas tais como: Micrococcus, Bacillus, coryneforms, Staphylococcus e Streptococcus. O presente resultado indicou a possibilidade das bactérias patológicas contaminar em organismos marinhos através dos ovos de Artemia. A contaminação pode ocorrer quando eles são manuseados pelos humanos ou ainda durante o processo de lavagem e secagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).