Produção e Acúmulo de Nutrientes de Mudas de Gliricídia Adubadas com Composto Orgânico Proveniente de Resíduos da Produção e Abate de Pequenos Ruminantes
Resumo
O uso de compostos orgânicos é alternativa interessante como destino de subprodutos, sendo que para resíduos da pecuária, como a carcaça e restos de abatedouro, em que a geração de fertilizante orgânico permite a ciclagem de nutrientes, assim, objetivou-se a avaliar os efeitos do uso do composto orgânico proveniente de resíduos da produção e abate de caprinos e ovinos no crescimento e acúmulo de nutrientes de mudas de gliricídia. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, com cinco doses de composto orgânico oriundo de resíduos da produção e abate de pequenos ruminantes adicionado no substrato em diferentes proporções (0, 10, 20 30 e 40%). Os tratamentos com cinco repetições foram distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com três mudas por parcelas. As avaliações foram procedidas 90 dias após germinação das sementes, quando foram avaliados os parâmetros biométricos, biomassa relação massa seca da parte aérea e massa seca da raiz, índice de qualidade de Dickson, acúmulo de nutrientes nas mudas e taxa de recuperação. Todos os parâmetros biométricos e de biomassa foram afetados significativamente, com exceção da altura. A ordem decrescente de macro e micronutrientes acumulados em mudas de gliricídia foi de N>K>Ca>Mg>S>P e Fe>Mn>B>Zn>Cu, respectivamente. A taxa média de recuperação de nutrientes em mudas de gliricídia foram de 13,9; 3,8;18,4; 4,9; 5,8; 13,3; 1,6; 1,3; 82,5; 2,8 e 0,1% para N, P, K, Ca, Mg, S, B, Cu, Fe, Mn e Zn, respectivamente. Com base nesses resultados recomenda-se a utilização do composto orgânico na produção de mudas de gliricídia na dose de 22%.
DOI: 10.15528/2176-4158/rcpa.v16n2p144-153
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).