Medidas ambientais e fisiológicas de ovinos alimentados com fontes alternativas de proteína
Resumo
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de verificar a influência das variáveis ambientais e da fonte protéica utilizada na ração concentrada nos parâmetros fisiológicos de borregos mestiços Morada Nova mantidos em sistema de confinamento. Utilizaram-se três diferentes fontes protéicas alternativas na ração concentrada em substituição ao farelo de soja: feno do folíolo da leucena, a uréia e a torta de algodão. Durante o período experimental foram coletadas a cada hora, no intervalo de 7h às 19h, temperatura e umidade relativa do ar, utilizando-se data logger. A temperatura da superfície do pelame dos borregos foi coletada em dois dias da semana, no período da manhã e tarde. As temperaturas da superfície do pelame foram influenciadas diretamente por todas as variáveis climáticas analisadas. A temperatura retal foi influenciada somente pelas temperaturas e umidades relativas do ar no período de medição. As variáveis fisiológicas foram influenciadas diretamente pela ração à base do feno do folíolo da leucena. A temperatura e a umidade relativa do ar apresentam influência direta nos parâmetros fisiológicos dos ovinos, com exceção da temperatura da bolsa escrotal, sendo observada uma influência mais acentuada destas variáveis obtidas no momento da mensuração dos parâmetros fisiológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-15
Como Citar
Andrade, I. R. A. de, Cândido, M. J. D., Barbosa Filho, J. A. D., Pompeu, R. C. F. F., Evangelista, M. E. S., Barbosa, J. M., & Silva, L. V. da. (2018). Medidas ambientais e fisiológicas de ovinos alimentados com fontes alternativas de proteína. Revista Científica De Produção Animal, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rcpa/article/view/42888
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).