Aspectos metodológicos do comportamento ingestivo de ovinos
Resumo
Objetivou-se determinar o melhor intervalo de tempo para avaliação dos parâmetros do comportamento ingestivo em ovinos. Vinte carneiros, machos, castrados, confinados em gaiolas de metabolismo, com peso médio de 45,1 kg, foram distribuídos aleatoriamente em quatro tratamentos: Feno de capim Tifton85 (Cynodon sp.); Feno de capim Tifton 85 + concentrado; Silagem de sorgo (Sorghum bicolor); e Silagem de sorgo + concentrado. Os animais foram submetidos à observação visual durante vinte e quatro horas a intervalos de cinco, dez, quinze e vinte minutos, obtendo-se o tempo despendido para alimentação, ócio e ruminação. Durante três períodos (9 às 11 horas, 15 às 17 horas e 19 às 21 horas), estimou-se a média do número de mastigações merícicas por bolo ruminal e a média do tempo despendido de mastigação merícica por bolo ruminal. Os tempos despendidos com alimentação, ruminação e ócio podem ser obtidos a intervalos confiáveis de 10 minutos. O tempo despendido com alimentação diminui e o tempo despendido com ócio aumenta (P<0,05) para dietas a base de volumoso e concentrado, quando comparado com dietas exclusivas de volumoso. A eficiência de alimentação aumenta com a adição de concentrado às dietas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Figueiredo, M. R. . P., Saliba, E. de O. S., Rebouças, G. N. M., Silva, F. A. e, & Martins, T. L. T. (2018). Aspectos metodológicos do comportamento ingestivo de ovinos. Revista Científica De Produção Animal, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rcpa/article/view/42821
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).