Indicadores de Assimetria de Informação e Estrutura de Capital das Empresas Abertas no Brasil

Autores

  • Thamirys de Sousa Correia Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-2924-4434
  • Maria Natalice Francelino da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Orleans Silva Martins Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Assimetria de Informação, Dívida de Curto Prazo, Dívida de Longo Prazo

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar a variação dos indicadores de assimetria de informação das empresas abertas no Brasil de acordo com sua estrutura de capital.

Fundamento: Abordou-se um referencial teórico acerca da mensuração da assimetria da informação e da estrutura de capital, destacando-se duas teorias: Trade-Off e Pecking Order.

Método: Foram coletados dados de 211 companhias não financeiras que negociaram ações na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) no período de 2010 a 2014. Para tanto, analisou-se a diferença das médias por meio do teste de Kruskal-Wallis e a associação dos indicadores de assimetria com o endividamento das empresas por meio de uma regressão com dados em painel e efeitos fixos. 

Resultados: Os principais resultados mostraram que: (i) em média a dívida de longo prazo é maior em relação à dívida de curto prazo; (ii) os indicadores de assimetria Market-to-book, Beta e Volatilidade apresentaram médias maiores no grupo de empresas com maior endividamento de curto prazo; (iii) os indicadores Retorno Anormal, ADR e Governança Corporativa apresentaram médias maiores no grupo de empresas com maior endividamento de longo prazo; e (iv) a maior parte dos indicadores de assimetria apresentou associação negativa com o endividamento total das empresas.

Contribuições: Nossas evidências revelam que os indicadores de assimetria de informação que habitualmente são utilizados na literatura de finanças se associam negativamente e diferem significativamente de acordo com o nível de endividamento das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thamirys de Sousa Correia, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba

Maria Natalice Francelino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba

Orleans Silva Martins, Universidade Federal da Paraíba

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Correia, T. de S., Silva, M. N. F. da, & Martins, O. S. (2017). Indicadores de Assimetria de Informação e Estrutura de Capital das Empresas Abertas no Brasil. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 6(1), 24–42. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/35681

Edição

Seção

Seção Nacional