Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Governança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs

Autores

  • Iago Franca Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ilse Maria Beuren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ernesto Fernando Rodrigues Vicente Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.52215

Resumo

Objetivo: Este estudo analisa a associação da evidenciação do gerenciamento de riscos com governança corporativa e desempenho em empresas brasileiras com American Depositary Receipts (ADRs).

 

Fundamento: Os investidores podem incorporar informações de risco em suas decisões, assim as evidenciações das ações sobre o gerenciamento de riscos podem estar alinhadas à atividade operacional e aumentar o desempenho organizacional e conduzir a relação entre organização e sociedade por meio da governança corporativa.

 

Método: A amostra consistiu das 37 empresas não financeiras com os dados disponíveis do período de 2010 a 2014. O Índice de Evidenciação da Gestão de Riscos foi apurado mediante a leitura dos relatórios da administração e atribuição de pesos para cada tipo de risco encontrado, seguida de aplicação da técnica da entropia da informação. Já os dados para governança corporativa (direito de controle e diferença entre direito de controle e direito sobre o fluxo de caixa do acionista controlador) e desempenho empresarial (Margem Bruta, Retorno sobre o Patrimônio Líquido e Ativo Total) foram extraídos da Economática®.

 

Resultados: A análise da correlação de Spearman indica que empresas maiores, considerando o Ativo Total, tendem a evidenciar mais sobre a gestão de riscos. Porém, não se observou correlação significativa entre as variáveis de governança corporativa e o índice da evidenciação da gestão de riscos.

 

Contribuição: Conclui-se que a evidenciação da gestão de riscos está relacionada à capacidade da empresa em fornecer informações de qualidade, com atributos de confiabilidade, relevância, precisão e integridade, que reflitam o desempenho da empresa e suas práticas de governança corporativa.

Palavras-chave: Evidenciação. Gestão de riscos. Governança corporativa. Desempenho empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-11

Como Citar

Lopes, I. F., Beuren , I. M., & Vicente, E. F. R. (2021). Associação da Evidenciação do Gerenciamento de Riscos com Governança Corporativa e Desempenho em Empresas com ADRs. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 9(1), 5–21. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2021v9n1.52215

Edição

Seção

Seção Nacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)