A diversidade religiosa na Escola: o que e como ?

Autores/as

  • Sérgio Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.38676

Resumen

Com objetivo de analisar a diversidade religiosa e sua relação com a educação brasileira, visando o projeto de educar os cidadãos ao convívio respeitoso na sociedade. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliográfica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas. E ao discorrer a história do Ensino Religioso no cenário brasileiro, revelou-se que com a Lei nº 9.475/97, este componente curricular tornou-se parte dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil, e a partir deste periodo, desmedidos esforços tem sido dirigidos para refletir sobre a diversidade cultural e religiosa do país, com vistas a contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural que compõe a sociedade brasileira, formando cidadãos multiculturalistas.

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Biografía del autor/a

Sérgio Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião; Pós-Doutor em Geografia; Doutor e Mestre em Ciência da Educação; Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia do Ensino Religioso; Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Ciências Religiosas.

Publicado

2019-01-19

Cómo citar

JUNQUEIRA, S. A diversidade religiosa na Escola: o que e como ?. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 05–25, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.38676. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/38676. Acesso em: 26 may. 2024.