Ensino religioso e formação docente: uma reflexão sobre a influência social e cultural na prática pedagógica a partir da teoria de Levsemyonovich Vygotsky (1896)

Autores/as

  • Elaine Costa Honorato Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40396

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão sobre a influência social e cultural presente na prática pedagógica da disciplina Ensino Religioso. E enfatiza a importância de uma formação específica para o desenvolvimento deste componente curricular de ensino. O método desenvolvido para a realização desta pesquisa é bibliográfica e traz como principal fundamentação teórica o eixo central da teoria de Vygotsky: a natureza social e cultural internalizadas no sujeito. A pesquisa mostra ainda que a formação específica em Ciência da Religião é um caminho para manter o distanciamento dessas influências sociais e culturais mediante a diversidade religiosa presente em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Elaine Costa Honorato, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre

Sou Elaine Honorato. Trabalho no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre. Minha lista de pesquisa é Ensino Religioso. E atualmente faço Doutorado em Ciência da Religião da Universidade Federal do Acre.

Publicado

2019-01-19

Cómo citar

COSTA HONORATO, E. Ensino religioso e formação docente: uma reflexão sobre a influência social e cultural na prática pedagógica a partir da teoria de Levsemyonovich Vygotsky (1896). Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 156–173, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.40396. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/40396. Acesso em: 18 may. 2024.