O ensino religioso e as políticas públicas educacionais: enfoques na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n1.42288Resumo
Abordar o Ensino Religioso, como uma temática específica, a ser refletido e debatido nos dias atuais é emergente. Sobretudo quando direcionamos nosso olhar para as políticas educacionais que estão, cada vez mais, sendo pensadas e aplicadas na forma de imposição no que ensinar e aprender nas nossas escolas, principalmente, pública. Mas, que conhecimentos são destinados ao Ensino Religioso por essas políticas públicas educacionais? Visto que temos uma representatividade muito forte no Congresso Nacional por grupos religiosos cristãos, que na sua maioria se dizem serem evangélicos, que são esses determinados grupos que estão pensando e elaborando políticas educacionais e ditando o que ensinar e aprender aos nossos educandos. Diante deste fato, este artigo pretende abrir espaços de reflexão sobre o Ensino Religioso frente a essas políticas públicas, uma vez que estamos enfrentando momentos expressivos de intolerância e retorno do conservadorismo no âmbito da educação. Metodologicamente, esse estudo foi desenvolvido de forma bibliográfica e documental. Com essa pesquisa podemos afirmar que abordamos problemáticas relevantes e atuais que permitiu fazer levantamentos e apontamentos que contribuem para a reflexão crítica dos sentidos e dos significados que os projetos formulados por grupos hegemônicos visam firmar, acarretando em retrocesso nas políticas curriculares educacionais para o Ensino Religioso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.