Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

RECOMENDAÇÕES, INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES AOS AUTORES
Atualizadas em 06/04/2021.
A Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO é uma publicação científica dirigida à divulgação da produção acadêmica realizada principalmente na Mostra de Iniciação Científica em Odontologia (MICO) e no Encontro Paraibano de Iniciação Científica em Odontologia (EPICO).

A Revista de Iniciação Científica em Odontologia - RevICO publica, preferencialmente, estudos científicos inseridos na realidade brasileira e divulga contribuições visando a melhoria da qualidade do Ensino, da Investigação Científica e da Assistência à Saúde no Brasil.

ORIENTAÇÕES GERAIS
Todos os trabalhos devem observar o limite máximo de 6 autores, sendo um deles o Docente Responsável. Poderão ser submetidos para avaliação, artigos para publicação nas seguintes seções:
a) Pesquisa,
b) Relato de Caso,
c) Relatos de Experiência,

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:
Independente da seção é necessário anexar os seguintes documentos:
1. Carta de Transferência de Direitos Autorais (conforme modelo);
2. Cópia do Parecer de APROVAÇÃO pelo CEP (quando for o caso);
3. Lista de Autores e Afiliação (Nomes completos, sem abreviaturas. Deve estar na ordem a ser usada na publicação. Afiliação: Indicar a formação profissional, o maior título e o vínculo profissional detalhando função/cargo, Programa, Departamento e Instituição com Cidade, Estado e País.
4. Endereço postal completo do autor a ser indicado como contato na publicação. (Rua, número, complemento, Bairro, Cidade, Estado, País e CEP, bem como endereço eletrônico (e-mail).
5. Declaração do Docente Responsável conforme Modelo.

ASPECTOS ÉTICOS:
Todo artigo que envolver indivíduos humanos deve vir acompanhado de Cópia de Parecer de Comitê de Ética em Pesquisa - CEP. Não deve ser usado nome do paciente, iniciais, números de registros, inclusive registro hospitalar, no texto e em nenhuma ilustração.
Artigos envolvendo experimentação animal devem explicitar que estão de acordo com a legislação internacional ou normas nacionais e da instituição para de uso de animais em pesquisa.

SEÇÕES
Pesquisa: Esta seção consta de artigos inéditos, contribuições originais resultante de observações experimentais, de estudos de natureza epidemiológica, ou outros, representando novos resultados ou o progresso no campo da Odontologia ou das demais Ciências da Saúde. Esta seção está formalmente dividida nos seguintes itens: Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências, além de Resumo e Abstract. As Referências devem ser restritas às essenciais, no máximo vinte.
Relato de Caso: Relato de caso altamente informativo ou incomum constando de três itens: Introdução, Relato e Comentários. As Referências devem ser restritas às essenciais, no máximo a dez.
Relato de Experiência: Relato situação vivida ou experimentada, de interesse ao campo da formação ou do trabalho em saúde. Deve apresentar de três itens: Introdução, Relato da Experiência e Comentários. As Referências devem ser restritas às essenciais, no máximo a dez.

ITENS DA SEÇÃO PESQUISA
Introdução: Neste item são caracterizados, de modo sumário, o problema estudado, as hipóteses levantadas, a importância do estudo e os objetivos.
Metodologia: Descrição da amostra e processo de amostragem, especificando o número de observações, variáveis, métodos de averiguação e de análise estatística dos dados.
Resultados: A apresentação dos resultados deve ser de maneira sequencial e racional, usar tabelas, quadros e figuras (ilustrações/gráficos). As ilustrações devem ser inseridas no texto submetido.
Discussão: Os resultados mais importantes devem ser analisados criticamente, interpretados e quando for possível, comparados com dados semelhantes aos da literatura. Informações citadas nos itens anteriores só devem ser mencionadas quando absolutamente necessárias.
Conclusão: As conclusões devem responder de modo sucinto e direto aos objetivos propostos. Recomendações quando apropriadas podem ser incluídas no final deste item. Dimensões
Artigo da Seção Pesquisa: O texto completo (título, autores, resumo, abstract, corpo do trabalho com figuras e referencias) deve estar contido em 10 (dez) páginas, digitadas em word com margens de 2,5, espaço 1,5 e fonte arial 11.
Artigo da Seção Relato de Caso: O texto completo (título, autores, resumo, abstract, corpo do trabalho com figuras e referencias) deve estar contido em 6 (seis) páginas, digitadas em word com margens de 2,5, espaço 1,5 e fonte arial 11.
Artigo da Seção Relato de Experiência: O texto completo (título, autores, resumo, abstract, corpo do trabalho com figuras e referencias) deve estar contido em 6 (seis) páginas, digitadas em word com margens de 2,5, espaço 1,5 e fonte arial 11.

JULGAMENTO
Todo artigo submetido será primeiramente apreciado pela Comissão Editorial nos seus aspectos gerais e normativos. Havendo alguma irregularidade será devolvido aos autores para correção, não havendo, será encaminhado aos Revisores para avaliação e adequações à publicação nos Anais do Evento em tela (MICO ou EPICO).
Resumo e Abstract: O Resumo/Absctract deverá, em qualquer seção, obrigatoriamente, ser estruturado, isto é, ser subdividido nos seguintes itens descritos como necessários para cada seção, como por exemplo: Pesquisa: Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão, descritos, de modo claro e objetivo. O Resumo/Abstract deve ser escrito em espaço simples, sem parágrafos, citações bibliográficas ou notas e ter entre 200 e 250 palavras.
Descritores e Descriptors: A base de escolha dos Descritores poderá ser a área e sub-área de trabalho originadas a partir do título, tipo de abordagem e tipo de resultado, os mais relevantes para indexação. A escolha dos Descritores deverá seguir, obrigatoriamente, o DeCS (Descritores de Ciências da Saúde) da BIREME, o qual poderá ser acessado na Internet, através do site www.bireme.org ou www.bireme.br O número mínimo obrigatório de Descritores será de três e o máximo de seis, podendo ou não colocar qualificadores de cada descritor.
Agradecimentos: Quando houver este item, deve ser reservado para citação de pessoas que prestaram ajuda técnica, mas que não foram caracterizadas como co-autoras, ou instituições financiadoras e de apoio material.
Figuras: São consideradas Figuras todas as ilustrações do tipo fotografias, gráficos, mapas, desenhos profissionais etc. As Figuras e seus títulos devem ser inseridos no texto submetido, no local definido pelo autor. Devem ser numeradas em algarismos arábicos, de modo consecutivo na ordem em que aparecerem no texto. Fotografias do rosto ou do corpo inteiro de pacientes quando indispensáveis devem vir acompanhadas de permissão por escrito do paciente ou do seu responsável legal, além do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa. Como norma do periódico, apenas fotos inéditas, não publicadas, serão aceitas como ilustrações. Quando forem usados números, letras e setas nas ilustrações, estas devem ser mencionadas devidamente em seu título. Os títulos das Figuras devem ser, também, autoexplicativos. Os gráficos devem ser apresentados sempre referidos em função de eixos cartesianos.

Citação Bibliográfica: O sistema de citação adotado (ABNT) é o numérico, isto é, uma numeração única, consecutiva, em algarismos arábicos, sobrescrita em relação ao texto, e que remetendo à relação de referências ao final do trabalho.
Exemplos de citação numérica: Atenção: Números sobrescritos ao texto.
Esta condição é influenciada pela idade11 - (uma referência)
Esta condição é influenciada pela idade11,12 - (duas referências consecutivas)
Esta condição é influenciada pela idade11,13 - (duas referências não consecutivas)
Esta condição é influenciada pela idade11-13 - (mais de duas referências consecutivas)
Em casos específicos poderá ser usada a citação do autor.

As referências devem ser normalizadas com base no Modelo Vancouver para Referências.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas.
1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word e não ultrapassa 2MB)
3. O texto está em espaço 1,5; usa fonte arial de 11; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre da Revista.
5. Envio(amos) em arquivo anexo (metadados) a cópia do Parecer de Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (em seres humanos ou animais). Estou(amos) ciente de que a ausência deste documento impossibilitará a avaliação do artigo.
6. Envio(amos) em arquivo anexo (metadados) a Declaração de Transferência de Direito Autoral assinada por todos os autores do trabalho. Estou(amos) ciente de que a ausência deste documento impossibilitará a avaliação do artigo.
7. Envio(amos) em arquivo anexo (metadados) a indicação de nome e afiliação (maior título, profissão, instituição onde exerce - Depto. Curso/ Universidade - dos autores. E endereço postal completo e eletrônico (email) do autor principal.
8. Envio (amos) em arquivo anexo a Declaração de Responsabilidade Docente conforme modelo adotado pela RevICO.
9. Todos os autores possuem cadastro na RevICO


MODELOS

MODELO DE DECLARAÇÃO DO DOCENTE RESPONSÁVEL
DECLARAÇÃO DE DOCENTE RESPONSÁVEL
Ao Editor Científico da Revista Brasileira de Iniciação Científica em Odontologia
Eu, (nome por extenso), orientei e acompanhei a realização do trabalho (título do trabalho), pelos estudantes (nome(s) completo(s) dos estudantes) e declaro:
( ) não possuo (imos) conflito de interesse de qualquer ordem;
( ) me responsabilizo pela divulgação do trabalho em tela em seus aspectos éticos, acadêmicos e legais;

Local, data:
....................., ....... de .................. de 202...
Professor Responsável: (nome e assinatura)


DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao Editor Científico da Revista Brasileira de Iniciação Científica em Odontologia
Eu (Nós), abaixo assinado(s) transfiro(ferimos) todos os direitos autorais do artigo intitulado (título) à Revista de Iniciação á Pesquisa em Odontologia - RevICO.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.