Aplicação de métodos complementares ao processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Escultura Dental relato de experiência

Resumo

Introdução:  A Escultura Dental é a área da Odontologia que busca realizar a reprodução fiel da forma anatômica dos dentes naturais. Os conhecimentos adquiridos nessa disciplina são importantes na clínica odontológica, principalmente na reabilitação oral. A utilização de novas formas no processo ensino-aprendizagem permite a aplicação de recursos complementares para a prática da disciplina Escultura Dental, o que contribui à melhoria do desempenho de alunos com   maior dificuldade e/ou os que visam aperfeiçoar habilidade manual. Relato de Experiência: Os monitores, sob orientação do corpo docente e apoio na literatura, realizaram atividades baseadas em metodologias complementares a fim de auxiliar no aprendizado da técnica de Escultura Dental e fixação dos conceitos anatômicos. Macromodelos e desenhos de acidentes anatômicos dos dentes posteriores em manequim odontológico foram aplicados no passo-a-passo da Escultura Dental, uma vez que viabilizam a visualização, identificação e remomorização das características anatômicas dos dentes. O uso da rede social, como meio de disseminação de informações com embasamento  científico sob a área da Escultura Dental, é uma forma atrativa e motivadora que influencia positivamente no aprendizado dos alunos. Comentários: A diversificação de metodologias pedagógicas ativas com práticas complementares de ensino desperta o interesse dos alunos, cujo envolvimento com a disciplina Escultura Dental torna-se mais efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-30