Aprendizagem e desafios na prática de estágio supervisionado na formação acadêmica de um cirurgião-dentista durante a pandemia do coronavírus: relato de experiência

Abstract

Introdução:  O estágio curricular é parte integrante da formação de todos os profissionais da área da saúde, objetivando a preparação para a prática clínica e a qualificação do ensino de graduação. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada no estágio curricular nas unidades básicas de saúde durante a pandemia do coronavírus. Relato de Experiência: O estágio curricular representa uma etapa fundamental e necessária na formação de profissionais. O desenvolvimento dessas atividades no contexto da pandemia do Covid-19 por acadêmicos de odontologia durante esse cenário de incertezas veio como alternativa para amenizar a deficiência na aprendizagem da crescente modalidade do ensino educacional à distância e gerou crescimento pessoal e profissional aos que dele participaram. Através dessas práticas, o aluno pôde encontrar o conteúdo teórico aprendido, aplicado na teoria, resultando em um aprendizado eficaz. O estágio funciona como um complemento ao aprendizado visto em sala de aula, mesmo confrontada com desafios próprios do isolamento físico, permite aos alunos desenvolverem habilidades fundamentais enquanto profissional no mercado de trabalho.  Conclusão: A prática de estágio supervisionado durante a pandemia, mesmo não ocorrendo nos moldes convencionais, contribuiu significativamente para reflexão e visualização dos diferentes contextos de atuação do cirurgião-dentista, forneceu meios reais na consolidação do processo de aprendizado e ainda constatar, o processo de reinvenção do sistema único de saúde diante das adversidades expostas pela pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-07-30