A mídia como ator internacional

os casos do Jogo da Paz 2004 e da Copa do Mundo 2014

Autores

  • Marcelo Marinho Montanini Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2018v5n10.38987

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da mídia como agente internacional e como este agente pode influenciar na construção e na desconstrução da imagem de um Estado, a partir da sua relação com o futebol e com a política externa, com base na perspectiva construtivista. Em termos metodológicos, a pesquisa se baseia na revisão de literatura de Mídia e Relações Internacionais e no estudo de casos – Jogo da Paz, em 2004, e Copa do Mundo 2014 -, com análise de conteúdo de veículos de comunicação brasileiros - Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Por fim, o estudo visa à compreensão da construção social da realidade e dos posicionamentos da mídia diante dos eventos supracitados.    

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Biografia do Autor

Marcelo Marinho Montanini, Universidade de Lisboa

Mestre em Relações Internacionais peo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL), especialista em Diplomacia e Negociações Internacionais e graduado em Comunicação Sociais/Jornalismo.

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Publicado

30.07.2018

Como Citar

Montanini, M. M. (2018). A mídia como ator internacional: os casos do Jogo da Paz 2004 e da Copa do Mundo 2014. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 5(10), 1–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2018v5n10.38987

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Artigos