Imagens de um Conflito
A marcha do retorno Palestina na cobertura fotojornalística da Folha de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.54762Resumo
A Grande Marcha do Retorno iniciada em março de 2018 logo se transformou em um evento mais longo, com reflexos até 2019, e gerou um novo ciclo de violências entre israelenses e palestinos. As marchas protagonizadas por palestinos e que obtiveram grande repressão de Israel, receberam ampla cobertura do jornal Folha de São Paulo, adepto do material das agências de notícias internacionais. Investigamos quantitativamente e qualitativamente a narrativa utilizada pela Folha e de que forma as imagens visuais influenciam nas representações dos atores envolvidos na questão. Verificamos que a narrativa adotada tem o viés das agências internacionais que dominam o conteúdo informacional - tanto textual quanto fotográfico -, de forma que os discursos e representações adotados na cobertura deste episódio sejam alinhados aos interesses dos países que as representam.
Palavras-chave: fotografia, agências de notícias, Israel, Palestina, Relações Internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).