Os meios de comunicação, a política externa brasileira e a opinião pública

O tratamento editorial da "crise" venezuelana nos editoriais da Folha de S. Paulo e do Estado de S. Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.55632

Resumo

Baum e Potter (2018) enquadram a mídia como ator estratégico independente e possuidor de diferentes incentivos e preferências. Dada a posição dos grupos midiáticos como mediadores da informação em meio a dois outros importantes atores na condução da política externa – tomadores de decisão e opinião pública – objetiva-se aqui analisar dois corpus: o primeiro composto de editoriais da Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo; e um outro contendo os discursos divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores, a fim de compreender as interações dessa triangulação de atores no caso da crise venezuelana, especificamente entre março e setembro de 2017, período que corresponde a convocação da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela. Os principais resultados apontam para a existência de alinhamento nas considerações entre os tomadores de decisão, os grupos midiáticos avaliados e a opinião pública brasileira sobre a crise venezuelana, embora os incentivos e interesses que os mobilizam sejam diferentes. Os métodos utilizados são a análise semântica dos editoriais; análise de conteúdo quanto aos discursos divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores; quanto aos dados de opinião pública, foi utilizada a análise estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Santana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Relações Internacionais da UFPB, vinculado ao Departamento de Relações Internacionais. Atualmente monitor e aluno bolsista em Iniciação Científica.

Túlio Sérgio Henriques Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de Relações Internacionais e do PPGCPRI da UFPB

Downloads

Publicado

10.03.2021

Como Citar

de Oliveira, L. S., & Sérgio Henriques Ferreira, T. . (2021). Os meios de comunicação, a política externa brasileira e a opinião pública : O tratamento editorial da "crise" venezuelana nos editoriais da Folha de S. Paulo e do Estado de S. Paulo. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 8(15), 1–29. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.55632