LIDANDO COM A CONSTRUÇÃO DO MAL NA POLÍTICA VISUAL ATRAVÉS DE LENTES REFLEXIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v9n18.60589Resumo
RESUMO
O tema deste artigo gira em torno de uma perspective reflexiva sobre a lógica e a prática do “evildoing” (construção do mal) no domínio da política visual. Para que isto aconteça, a reflexividade se torna o principal método de análise que tem como objetivo questionar como as práticas de segurança surgem por intermédio de discursos visuais, oratórios e escritos do Outro. Lidar com “evildoing” na política visual através de lentes reflexivas significa avançar com leituras críticas referentes a formação de identidades, a começar pelo entendimento de que as relações do Eu e do Outro são construídas de acordo com interações de diálogos historicamente implementadas por processos visuais e representacionais devido ao poder midiático e estratégias de exposição. Nesse sentido, visando debater sobre a construção do mal na política visual, este artigo chama a tenção para o fato de que “falar segurança” por meio da visualidade também faz parte de uma política de ofensa que é intencionalmente articulada pelos atores que possuem poder sobre as práticas representacionais. Ao fazer isso, o presente artigo se preocupa com a dinâmica da política visual, uma vez que ela serve para promover práticas de segurança destinadas a criar ameaças existenciais no sentido de suspender as regras normais da política para alcançar os interesses dos atores mais privilegiados nas RI. Tendo isto em vista, a seguinte investigação se divide em três partes dentro das quais as correntes que as ligam são cuidadosamente traçadas. A primeira parte explica o que são a prática e lógica do “evildoing” e a política visual. A segunda dá a devida atenção à reflexividade nas investigações sociais. A terceira e última parte traz à tona alguns casos empíricos de “evildoing” e suas características de dois pesos e duas medidas.
Palavras-chave: construção do mal, política visual, reflexividade, formação de identidades, poder midiático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).