O populismo reacionário na Argentina
Radicalização política de ultradireita e Javier Milei (Período pré-eleitoral 2023)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.67052Resumo
O artigo tem por objetivo analisar os impactos da ultradireita na Argentina, com enfoque na figura política emergente de Javier Milei durante o período pré-eleitoral de 2023. Os violentos golpes de Estado do século XX são substituídos pelo populismo reacionário no século XXI em que a radicalização em massa se torna a principal arma. O presente trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, incluindo revisão bibliográfica e estudo de caso para investigar como a ultradireita representada por Milei impulsiona a radicalização na Argentina. Os resultados apontam como Javier Milei, líder populista reacionário, se enquadra no espectro político da direita radical, com a possibilidade de se tornar extremista de direita caso seja eleito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).