Soft Power: a mídia hollywoodiana e a transmissão dos valores norte-americanos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2017v5n9.36252Abstract
Este artigo tem como objetivo elaborar um estudo exploratório a respeito da aplicação do soft power como estratégia de marketing dos Estados Unidos através da indústria cinematográfica hollywoodiana. Assim sendo, busca mostrar a relação entre Soft Power e a estratégia de marketing de um país, intitulada nation branding. O artigo se propõe também a comentar a função mídia no uso do soft power na política internacional e a seu papel como ator em desenvolvimento nas Relações Internacionais, reiterando a importância da mídia junto a esfera internacional.
Downloads
References
AAKER, D.A. Building Strong Brands, New York: The Free Press. 1996.
FAN, Y., Branding the Nation: Towards a Better Understanding, Place Branding and Public Diplomacy, 6 Vol., 2010.
ISSHIKI, Jaqueline Naomy; MIYAZAKI, Silvio Yoshiro Mizuguchi. Soft power como estratégia de marketing: A manifestação da cultura japonesa no Brasil. 2016.
SAID, Edward. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo, companhia das letras, 1990.
MEARSHEIMER, John J. A Tragédia da Política das Grandes Potências. Lisboa: Gradiva, 2001
NYE, Joseph S. Soft Power: The Means to Success in World Politics. New York, Public Affairs, 2004.
OURIVEIS, Maíra. Soft power e indústria cultural: A política externa norte-americana presente no cotidiano do indivíduo. RARI, n. 4, v. II. 2013.
PARAÍSO, M. A influência da mídia nas decisões de política Externa dos Estado Unidos: Guerra do Vietnã. Belo Horizonte, 2008.
RODRIGUES, Lucas da Rocha. Soft power e economia criativa: A indústria cinematográfica como instrumento de poder brando. Porto Alegre, 2015.
SNOW, N.; TAYLOR, P. M. (Eds). Routledge handbook of public diplomacy. New York: Routledge, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows for sharing of work with acknowledgment of its initial publication in this journal.
b. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online ( eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges , as well as increase the impact and citation of published work ( See the Effect of Open Access).