Leituras Distintas de uma Mesma Pandemia
Uma análise do Twitter presidencial em confronto com as notícias internacionais e a construção de imagem do Brasil no exterior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n15.55510Abstract
O Governo Bolsonaro (2019-) relativizou os perigos e as potencialidades do Covid-19 ao longo de 2020, a despeito do Brasil ter contabilizado ao final de julho do mesmo ano 2.662.485 contaminados, 1.844.51 recuperados e 92.475 óbitos pela doença. Tendo essa discrepância como pano de fundo, o presente artigo tem como objetivo confrontar e discutir analiticamente a posição do presidente Jair Messias Bolsonaro quanto à crise da pandemia por meio de sua conta oficial no Twitter e o modo como a imprensa internacional (The New York Times/EUA, El Tiempo/Colômbia e Clarín/Argentina) retratou o tema e o governo brasileiro quanto à matéria. O recorte temporal da pesquisa, com acompanhamento diário do que foi publicado/postado é o mês de julho de 2020, quando o chefe de Estado brasileiro testou positivo para a afecção. Assim, a pesquisa de caráter bibliográfico e documental, pretende responder às seguintes perguntas: De que modo o presidente se posicionou sobre a pandemia e o que postou no Twitter? O que publicaram os jornais selecionados sobre o assunto e o posicionamento do governo/presidente brasileiro? Qual a imagem do Brasil no exterior retratada pela mídia selecionada? A hipótese é de que o chefe de Estado brasileiro tem sua imagem atrelada ao negacionismo como fator par de sua narrativa ideológica, o que vem repercutindo negativamente no sentido da construção da percepção internacional sobre o país, o governo e o estado
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows for sharing of work with acknowledgment of its initial publication in this journal.
b. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., post it to an institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online ( eg, in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges , as well as increase the impact and citation of published work ( See the Effect of Open Access).